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Ir para Meu EspaçoA venda de produtos pela internet teve um aumento considerável nos últimos anos, e ter presença digital e saber a forma ideal de anunciar e lançar os produtos, passou a ser fundamental para muitos negócios se manterem ativos no mercado.
Os consumidores buscam cada vez mais praticidade, agilidade e qualidade no atendimento, e comprar pela internet, tem sido uma ótima opção para quem procura tudo isso, na comodidade do seu lar.
As redes sociais, por exemplo, hoje podem ser comparadas com um “menu” de compras aos consumidores, e saber utilizá-las da melhor maneira possível, pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.
E na internet, o que vende o produto é a imagem! É necessário fotos bem produzidas para transmitir detalhes importantes sobre o item aos clientes. No entanto, saber como tirar fotos de produtos para conseguir vender mais, é a dificuldade de muitos empreendedores que não conhecem técnicas de fotografias para valorizar as mercadorias e chamar a atenção do público.
Neste artigo, mostraremos como tirar fotos de produtos com qualidade para ampliar as vendas e ajudar os negócios da sua empresa. Confira!
Por muitos anos, a fotografia foi uma atividade exercida apenas por profissionais da área. Com a chegada e a popularização das redes sociais, pessoas comuns passaram a registrar os próprios momentos e compartilhá-los. A produção de fotos se tornou uma atividade mais acessível para as pessoas, e com isso, o interesse pela fotografia aumentou.
O uso de imagens em textos tornam os conteúdos mais dinâmicos e interessantes para o usuário. De acordo com profissional de marketing Jeff Bullas, os textos com imagens são 94% mais visualizados do que um texto sem apelo visual.
No Facebook, por exemplo, o uso de uma imagem na publicação pode aumentar o engajamento do público em até 2,3 vezes. Os tweets com imagens recebem 150% mais compartilhamentos do que os tweets sem.
Por outro lado, os usuários não estão preocupados apenas em produzir as próprias fotos. Eles reconhecem imagens que são feitas com qualidade ou não, e isso influencia no interesse e desejo de compra.
Os consumidores se baseiam nas redes sociais e sites para se certificarem da qualidade e variedade dos produtos. Se o objeto de interesse não foi bem fotografado, o cliente vai buscar por uma imagem em outro site que o represente melhor. Isso pode ser percebido no e-commerce, pesquisas revelam que para a maioria dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia diretamente na decisão de compra.
Os clientes estão cada vez mais exigentes. Com isso, as marcas estão se preocupando mais com as informações dos produtos e a qualidade das imagens que usam nas redes sociais, nos e-commerces e até nas lojas físicas.
Nem todos os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando, têm recursos financeiros para contratar um fotógrafo profissional. E, saber como tirar fotos de produtos para alcançar clientes, se tornou uma dúvida frequente e até uma necessidade para muitas empresas. O empreendedor precisa gerenciar o negócio, fechar vendas, atender os clientes e ainda fotografar os próprios produtos, mas nem sempre tem o conhecimento necessário para fazê-lo.
Para auxiliar nesta produção, separamos 14 dicas de como tirar fotos de produtos:
Tanto para e-commerce quanto para redes sociais, a imagem deve ser nítida para que o cliente consiga visualizar o produto e seus detalhes. A nitidez da imagem depende da quantidade de pixels: quanto maior for, melhor será a resolução.
Alguns e-commerces oferecem o recurso de zoom, para facilitar a visualização. Por outro lado, se tratando de lojas online, é importante lembrar que os arquivos serão hospedados no site e isso não deve impactar no carregamento. A dica é trabalhar sempre com fotos quadradas entre 600x600 (mínimo) e 1200x1200 (máximo).
Algumas empresas adicionam marca d’água nas imagens ou preços e nome dos produtos. Essa prática não é recomendada e pode prejudicar o uso da foto. Imagine que você precisa usar a imagem do produto fora do seu site, não fará sentido se tiver o preço nela. Além disso, nome de empresas e logos podem mudar com o passar do tempo.
A compra pela internet causa muita insegurança no cliente. Permitir que ele veja os detalhes do produto pode deixá-lo mais confiante em fazer uma compra em seu site, ou fazê-lo decidir comprar em sua loja física, através das publicações das redes sociais. Por isso, não economize nas imagens. Fotografe o produto por diversos ângulos e adicione o máximo de detalhes no seu site.
A menos que o objetivo seja fotografar um ambiente, uma paisagem ou um cenário específico, sempre use o fundo branco. Esse fundo destaca o produto e ajuda na hora da edição.
Veja se o enquadramento está proporcional ou se o objeto que deve ser destacado está posicionado de forma que chame a atenção em todo o cenário. Principalmente em fotos de catálogo e redes sociais, é muito fácil perder a atenção do cliente para o que está ao seu redor. Por isso, o produto deve sempre estar em uma posição que o favoreça.
A luz natural é a melhor opção para fotografar. Aproveite o início da tarde, sempre que puder. Quando não for possível, será necessário usar um equipamento específico.
Fuja do padrão. Ao fotografar, busque ângulos diferentes e que você nunca imaginou usar. Não se sinta envergonhado ou ridículo. Os maiores fotógrafos do mundo conseguiram imagens incríveis porque foram ousados.
Um dos maiores desafios de fazer uma boa foto é garantir a estabilidade da câmera. Um mínimo movimento ou vibração é capaz de deixar uma linda imagem borrada. A solução, nesse caso, é contar com o auxílio do tripé. Existem modelos que comportam até smartphones.
Ter noção do tamanho de um produto pode ser difícil quando só é possível ver sua imagem. Esse problema pode ser solucionado com o uso de um objeto comum para medir a escala do produto. Se a sua loja vende bolsas, por exemplo, você pode colocar um aparelho de celular, uma fruta, caderno etc. ao lado dela.
Aproveite os ambientes naturais para ajudar o cliente a inserir o produto em sua realidade. Crie um contexto em que o seu produto pode ser usado, crie cenas e coloque o item como protagonista.
Você vende um produto em diferentes cores? Fotografe cada uma e use as fotos em seu site. Dessa forma, o cliente terá uma noção de como é cada cor aplicada ao produto.
Faça todas as fotos e não apague nenhuma. O olhar que temos sobre o visor da câmera é diferente de quando vemos a imagem no computador. Às vezes você pode apagar uma imagem que ficou incrível porque na hora não gostou muito.
Imagens de produtos devem representar suas cores com a maior fidelidade possível. Caso contrário, pode gerar problemas com o cliente que comprou pensando que o produto era de um jeito, mas quando recebeu ou quando foi vê-lo na loja física, viu que era bem diferente.
A edição é fundamental no processo de fotografia. Depois de fazer uma série de imagens, você terá que selecionar as melhores, fazer ajustes, cortes e realçar alguns tons que não ficaram fiéis aos originais. Além disso, você precisará de imagens de tamanhos diferentes, formar composições e mais uma série de outras necessidades de melhorias.
É importante salientar que nenhuma técnica ou dica compartilhada substitui o trabalho de um profissional. O maior diferencial desses especialistas está no olhar aperfeiçoado, na técnica apurada e na criatividade. Os fotógrafos são capazes de identificar posições, ambientes e cenários que dariam boas fotos com muita facilidade. Além disso, os anos de carreira fazem com que desenvolvam habilidades para conduzir uma sessão de fotos e entregar resultados que superam as expectativas dos clientes. Ainda assim, sabemos que o início de um negócio requer uma série de investimentos. Por isso, mesmo que você não seja profissional, as dicas que acabamos de fornecer te ajudarão a fotografar com mais qualidade, contribuindo para estimular as suas vendas.
Aproveite que está em nosso blog e confira um texto com 5 dicas de como tirar fotos de roupas para vender mais. Confira também em nosso Portal, diversos e-books, cursos, trilhas e outras soluções que podem ajudar seu negócio a vender mais!
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