Como o ChatGPT pode ajudar os negócios?
Criado com base em Inteligência Artificial (IA) e com mais de 100 milhões de usuários, o ChatGPT é uma ferramenta responsável por elaborar frases, textos, códigos de programação, responder perguntas sobre os mais diversos assuntos e atender a diversas outras funcionalidades.
O acesso é descomplicado e pode ser feito por quem desejar, viabilizando o uso por negócios de todos os portes.
A tecnologia pode facilitar a vida do pequeno empreendedor, tornando o atendimento ao cliente mais prático e satisfatório, atuando na redução de custos e no apoio à criação de conteúdo e estratégias.
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é um sistema de processamento de linguagem, disponibilizado para o público em novembro de 2022, e que atualmente, é um dos assuntos mais comentados na área de tecnologia. A ferramenta foi criada por um laboratório de pesquisas em Inteligência Artificial dos EUA, chamado OpenAI, e é capaz de realizar infinitas tarefas, desde escrever artigos, até criar códigos de programação, traçar estratégias de vendas, entre outros. Hoje, a OpenAI está avaliada em US$ 30 bilhões.
O Chat GPT é gratuito?
Mesmo que as estimativas apontem um custo à Open AI de cerca de US$ 3 milhões por mês, a ferramenta é totalmente gratuita e está disponível a todos os usuários. Mas, há planos de se criar uma versão premium no futuro.
Como o ChatGPT pode beneficiar micro e pequenos negócios?
A tecnologia pode reduzir custos estratégicos e operacionais, através de aplicações em diferentes áreas, como: marketing, finanças, atendimento ao cliente e no processo de vendas. No atendimento ao cliente, a tecnologia pode ser utilizada para responder perguntas frequentes dos clientes ou, fornecer informações sobre produtos e serviços.
• Saiba mais sobre o autoatendimento clicando aqui!
Há também a possibilidade de automatizar a área de marketing, ao enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais à carteira de clientes. Da mesma forma, é possível automatizar tarefas, integrá-lo a outros aplicativos (como CRMs) para aprimorar a eficácia dos processos e coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor as necessidades e trazer ao gestor mais clareza ao traçar estratégias.
O ChatGPT vai substituir o trabalho humano?
Muitas pessoas têm comentado a respeito do assunto e se perguntado se essa tecnologia veio para, ou pode de alguma forma, substituir o trabalho humano. Já outras, enxergam o ChatGPT como um grande aliado na execução de tarefas.
De acordo com um estudo publicado pelo Sebrae/SC, com o sucesso da IA, empregos nas áreas que envolvem produção de texto podem ser afetados. Da mesma forma, como o ChatGPT consegue escrever códigos e fazer contas, áreas como computação, engenharia, arquitetura e design também podem ser impactadas. Algumas empresas já demitiram colaboradores por conta do uso da tecnologia.
No entanto, é importante lembrar que a Inteligência Artificial não tem criatividade, nem sentimentos ou o mesmo raciocínio de um ser humano. Os algoritmos de aprendizado de máquina funcionam por meio de padrões e regras pré-estabelecidos, mas não possuem capacidade de ter ideias complementares, novas ou inesperadas, nem de seguir intuições como os seres humanos.
Não se sabe no futuro como serão as novas atualizações e quais serão os lançamentos na área de tecnologia. No entanto, no que se trata de intelectualismo, o toque humano sempre será essencial e insubstituível.
Por exemplo, muitos compositores compõem uma letra de música com alma e a mente totalmente abertos para sentimentos e lembranças. Isso torna muitas criações únicas e especiais. É fato que se pedir, o ChatGPT fará uma composição completa, mas, não terá o mesmo valor, ou a mesma beleza, nem exclusividade, já que poderá compor a mesma letra para diferentes pessoas.
Além de seu conteúdo não ser exclusivo para usuários, há ainda a questão legal das fontes que foram utilizadas para alimentar a IA. Por exemplo, da mesma forma que pode ter um embasamento científico comprovado, o usuário terá uma informação verdadeira, mas sem o crédito de quem a criou. Ou, correrá o risco de publicar algo sem base teórica ou comprovação se aquilo é verdadeiro ou não.
Mas, mesmo com essas dúvidas e ressalvas, a tecnologia pode sim ser muito útil nas pesquisas, no auxílio da base para criação de textos, de artigos, no aprimoramento dos chatbots com respostas mais satisfatórias, entre outras diversas utilizações.
A plataforma pode ser uma ótima assistente de tarefas, mas, quanto à substituição do trabalho humano, ainda não se pode afirmar nada!
Para o CEO da OpenAI, a Inteligência Artificial geral, capaz de superar os seres humanos em habilidades cognitivas, tem potencial para revolucionar a sociedade. Já de acordo com uma matéria divulgada pela UOL, que mostra a opinião de um pesquisador e especialista no setor e que faz parte de um grupo de pesquisas da OpenAI, “estamos longe de ter uma tecnologia capaz de entender e aprender qualquer tarefa que um humano pode fazer”.
É preciso aproveitar as inovações para conseguir sucesso nas operações! Se você deseja saber mais sobre tecnologia e Inteligência Artificial e ficar por dentro de tendências e novidades, acompanhe o Observatório de Negócios do Sebrae/SC. Aproveite e confira um alerta sobre o assunto!