Setores
Comércio varejista
Sistema de Inteligência Setorial
15 mai. 2017
Como montar as melhores estratégias para minimercados e mercearias?
A busca por praticidade e conveniência por parte do consumidor tem feito com que um mercado se desenvolva: o de mercearias e minimercados. Se você trabalha com esse nicho, que tal ficar por dentro do perfil do seu consumidor, aprender sobre a concorrência e principais tendências? Confira ainda algumas estratégias que podem ser adotadas no seu negócio!
Os minimercados e mercearias são o 2º maior segmento de pequenos negócios no Brasil, com mais de 599 mil estabelecimentos no País e mais de 15 mil em Santa Catarina.
Atendimento personalizado, localização próxima, praticidade e conveniência são alguns dos fatores que têm levado o segmento de minimercados e mercearias a crescer de forma superior ao de super e hipermercados.
Como o consumidor tem se comportado?
O perfil do público-alvo deste mercado costuma:
- Ir uma vez por semana ao ponto de venda.
- Realiza compras pequenas e rápidas, com tíquete médio de R$ 38 a R$ 42.
- Compra itens de consumo diário, como produtos de açougue, padaria, hortifruti, laticínios, mercearia e frios.
- Valoriza a qualidade do hortifruti, a padaria, o estacionamento e o balcão refrigerado.
- Pontos fortes: participação diária do proprietário no negócio; tomada de decisão rápida; agilidade na adaptação de atendimento ou no mix de produtos; valorização de produtores locais; proximidade com a comunidade; atendimento personalizado e especializado; funcionários com estabilidade - o que cria laços com os clientes.
- Pontos fracos: baixa taxa de profissionalização; por vezes, a loja não é muito atrativa ao consumidor (iluminação, climatização etc); mix de produtos e espaço limitado; baixos estímulos à compra, como promoções e ações de marketing.