Como inovar em micro e pequenas empresas
Apesar de o Brasil estar na 54º posição do Índice Global de Inovação 2022, o país se encontra pela primeira vez entre as três economias mais inovadoras da América Latina e Caribe e apresentou resultados acima das expectativas em relação ao seu nível de desenvolvimento.
Em 2022, o Brasil registrou melhorias significativas em produtos de inovação, sobretudo no pilar de produtos criativos, inclusive nos subpilares de ativos intangíveis e criatividade on-line, e indicadores de marcas e criação de aplicativos móveis.
Esse investimento em inovação e tecnologia é essencial para que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) se fortaleçam, acompanhem mudanças do mercado e tenham a capacidade de se manterem competitivas no mercado.
Mas, geralmente, empreendedores têm medo de buscar por inovação por acharem que é necessário muito investimento. O que muitos não sabem, é que inovar não significa apenas criar produtos e serviços. A inovação pode estar nos pequenos detalhes, na criação de novos processos, de uma nova técnica de vendas, em uma nova apresentação de produtos, na mudança em como a empresa promove o atendimento aos seus clientes. São várias as possibilidades de inovar e se você deseja isso na sua pequena empresa, mas precisa de uma direção, continue a leitura e acompanhe as dicas e informações que preparamos sobre o assunto!
É possível inovar em pequenos negócios?
Sim! Inovação não é um requisito apenas de grandes empresas. Todo tipo de negócio pode inovar. Ao contrário do que alguns pensam, a inovação é essencial e não pode ser deixada de lado, já que empresas que não inovarem podem ser prejudicadas com as transformações do mercado.
“Minha empresa não tem dinheiro para inovar!”
Muitas vezes, o empreendedor acredita que inovar é um processo muito difícil e que envolve muitos recursos, e em alguns casos, não consegue identificar as oportunidades que a inovação pode oferecer.
Para inovar nem sempre é necessário gastar muito dinheiro. É possível inovar sem gastar praticamente nada, nem precisar necessariamente de tecnologia de ponta. Muitas vezes uma mudança de atitude ou de hábitos, já caracteriza a inovação.
A inovação em micro e pequenas empresas pode acontecer, por exemplo, através da criação de novos modelos de negócios, de novos produtos ou serviços, da adoção de novas tecnologias, ou também, através de novas estruturas de gestão e melhorias operacionais que simplifiquem ações e diminuam custos. Toda melhoria que é feita na empresa e que soluciona um problema para facilitar o dia a dia e gerar valor ao cliente, é considerada um tipo de inovação.
A principal dica para sua empresa é: não imagine inovação como algo inalcançável! Olhe dentro do seu negócio, entenda como aprimorar os processos, atendimento ou prestação de serviços. Observe o comportamento do consumidor, entenda quais são as necessidades e os interesses do seu público e como sua empresa pode contribuir. Assim que você começar a agir, já dará início às práticas inovadoras na sua empresa.
Por que é necessário inovar?
A principal característica da inovação é a capacidade que ela oferece em gerar resultados positivos para a empresa e valor para o cliente. Somente com essa definição, já é possível imaginar uma série de benefícios, como: mais competitividade, diferenciação da marca, conquista de novos clientes e fidelização dos existentes, aumento de vendas, redução de custos, maior eficiência produtiva, impulso no crescimento e sustentabilidade do negócio, identificação de oportunidades e antecipação às mudanças e tendências.
4 dicas de como inovar em pequenos negócios
1. Desenvolva uma mentalidade inovadora
A primeira dica é: tenha uma mentalidade inovadora. É preciso primeiro se caracterizar como um empreendedor inovador, para aí então trazer inovação à sua empresa. A mentalidade inovadora te faz buscar opções diferentes de tudo que já foi testado. É quando se pensa além do comum que novas soluções, produtos e tecnologias são criados.
→ Para te ajudar a descobrir as características necessárias para essa primeira fase, confira o artigo do Sebrae/SC!
2. Adote a cultura de inovação na empresa
Todas as pessoas envolvidas no negócio, também precisam estar engajadas com a inovação. É papel do líder estimular e incentivar, bem como, promover um espaço de troca, oferecendo autonomia para que todos os colaboradores se sintam livres para expor suas ideias.
A cultura da inovação auxilia na mudança de pensamento das pessoas que fazem parte do negócio, que é claro, são os verdadeiros agentes da inovação. Assim como você como empreendedor precisa ter uma mentalidade inovadora, deve estimular sua equipe a desenvolvê-la também.
→ Esteja ciente que: a inovação precisa estar inserida na estratégia da sua empresa e precisa atender aos objetivos do negócio, visando recursos necessários, pessoas envolvidas e regras para que o processo aconteça. Também é preciso saber como a inovação fará com que sua empresa obtenha melhores resultados, qual o tipo de inovação e tecnologia sua empresa precisa e como criar um ambiente propício à inovação e criatividade.
3. Ofereça meios para o desenvolvimento de habilidades
Outro ponto muito importante a ser destacado, é que a empresa precisa oferecer meios para que os colaboradores desenvolvam habilidades e novas ideias. O caminho mais fácil para isso, é investindo em capacitação. O conhecimento pode auxiliar na construção do pensamento crítico e apresentar ferramentas e tecnologias novas que auxiliem os processos. Hoje não é preciso investir muito para se capacitar. Existem muitas soluções gratuitas em cursos e materiais a serem exploradas.
Conheça algumas ferramentas e metodologias que podem favorecer a inovação:
- Canvas: o Canvas Modelo de Negócio (Business Model Canvas) é uma importante ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a desenvolver modelos de negócio novos, ou aperfeiçoar os já existentes. De forma simples, prática e visual, o recurso apresenta os aspectos gerais de uma empresa, proporcionando uma visão ampla de todo o negócio. Clique aqui e saiba como estruturar seu negócio através dele.
- Design Thinking: permite uma constante evolução das empresas e adaptabilidade às novidades e mudanças que o mercado exige. É uma abordagem baseada na experimentação e com foco na experiência do usuário. Saiba mais!
- Mínimo Produto Viável: o desenvolvimento de um MVP tem o objetivo de testar a viabilidade de uma ideia, reduzir os recursos investidos para o lançamento e obter informações precisas sobre a receptividade dela do mercado. Dessa forma, há como lançar um produto/serviço no mercado com mais segurança. Saiba mais!
- Processos Lean: auxiliam a extrair eficiência total dos sistemas e processos, atuando na eliminação de desperdícios e na resolução sistemática de problemas.
4. Conte com as soluções do Sebrae/SC
O Sebrae/SC conta com muitas soluções que podem auxiliar na inovação da sua empresa. Confira as mais indicadas:
- Sebraetec: através deste programa, um consultor especializado entra em contato com você, faz a avaliação completa das necessidades que envolvem a inovação na sua empresa e oferece as soluções que mais se encaixam. O Sebrae/SC custeia até 70% do custo de implantação da consultoria.
- Empretec: um programa de capacitação que estimula o desenvolvimento de habilidades inovadoras nos empreendedores. Você participará de uma imersão de seis dias, que utiliza uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com cursos e conteúdos que transformarão sua visão de mercado.
- Programa Agentes Locais de Inovação (ALI): tem objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação em empresas de pequeno porte. Uma equipe do Sebrae mergulha na realidade da sua empresa e o auxilia no processo de inovação.
No Portal de Atendimento do Sebrae/SC você também encontra uma série de cursos e materiais gratuitos que podem ajudar a tornar a sua empresa mais inovadora. No artigo “Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios”, há mais informações sobre o assunto e 7 dicas para ter uma empresa inovadora.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário ou solicite atendimento através da página “Fale Conosco”, via 0800 570 0800 (WhatsApp ou telefone) ou Sala do Empreendedor mais próxima.