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23 jun. 2017

Como a gestão de pessoas impacta nas organizações

Diante da atual situação econômica do Brasil, como é possível potencializar os negócios e melhorar os resultados da sua empresa? A resposta é simples: as pessoas!

As pessoas são os bens mais valiosos dentro de uma organização, simplesmente porque sem elas não há trabalho, nem mudança e nem evolução. Mesmo com o avanço da tecnologia, robotização e tudo mais, o trabalho humano sempre será essencial. Por isso, invista na gestão de pessoas!

No entanto, gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, e os principais desafios enfrentados são:

  • Compreender que os potenciais e as limitações das pessoas são diferentes, e que fatores emocionais impactam diretamente na produtividade;
  • Encontrar um equilíbrio entre o aumento da produtividade e o incentivo ao aprendizado;
  • Encontrar um equilíbrio entre o treinamento de funcionários e as despesas da empresa;
  • Evitar conflitos decorrentes de choques entre a cultura pessoal e a cultura organizacional.

É comum o departamento de RH ser o responsável pela gestão de pessoas, porém cabe também ao líder saber lidar com as pessoas.  Esse relacionamento mais próximo permite tratar de questões individuais, auxiliando os colaboradores a exercerem suas atividades da melhor maneira possível.

Como atrair e contratar os melhores profissionais?

O primeiro passo é identificar todos os cargos necessários para o negócio e verificar quais deles são essenciais e estratégicos. Depois disso, é preciso compreender qual perfil os profissionais que ocuparão esses cargos devem ter, como é possível atrair eles para a sua empresa e qual o procedimento ideal para contratá-los.

Conheça duas estratégias interessantes para atrair profissionais e avalie se elas são relevantes na sua empresa:

  • Indicação: quando os profissionais contratados indicam candidatos que acreditam ter o perfil para a vaga disponível. Nesse caso, a empresa pode criar algum tipo de recompensa ao indicador, caso o candidato seja contratado. Isso, além de estimular a participação dos colaboradores na seleção, tende a criar um ambiente com pessoas próximas, com comportamentos e personalidades complementares;
  • Ambiente agradável: quando a empresa é considerada boa para se trabalhar, os próprios colaboradores divulgam as vantagens da organização. Isso acaba dando mais visibilidade à empresa e faz com que muitas pessoas tenham vontade de trabalhar nela.

Quer saber mais sobre estratégias de gestão de pessoas? Confira o estudo completo no portal do SIS Sebrae aqui!

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