Como a gestão de pessoas impacta nas organizações
Diante da atual situação econômica do Brasil, como é possível potencializar os negócios e melhorar os resultados da sua empresa? A resposta é simples: as pessoas!
As pessoas são os bens mais valiosos dentro de uma organização, simplesmente porque sem elas não há trabalho, nem mudança e nem evolução. Mesmo com o avanço da tecnologia, robotização e tudo mais, o trabalho humano sempre será essencial. Por isso, invista na gestão de pessoas!
No entanto, gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, e os principais desafios enfrentados são:
- Compreender que os potenciais e as limitações das pessoas são diferentes, e que fatores emocionais impactam diretamente na produtividade;
- Encontrar um equilíbrio entre o aumento da produtividade e o incentivo ao aprendizado;
- Encontrar um equilíbrio entre o treinamento de funcionários e as despesas da empresa;
- Evitar conflitos decorrentes de choques entre a cultura pessoal e a cultura organizacional.
É comum o departamento de RH ser o responsável pela gestão de pessoas, porém cabe também ao líder saber lidar com as pessoas. Esse relacionamento mais próximo permite tratar de questões individuais, auxiliando os colaboradores a exercerem suas atividades da melhor maneira possível.
Como atrair e contratar os melhores profissionais?
O primeiro passo é identificar todos os cargos necessários para o negócio e verificar quais deles são essenciais e estratégicos. Depois disso, é preciso compreender qual perfil os profissionais que ocuparão esses cargos devem ter, como é possível atrair eles para a sua empresa e qual o procedimento ideal para contratá-los.
Conheça duas estratégias interessantes para atrair profissionais e avalie se elas são relevantes na sua empresa:
- Indicação: quando os profissionais contratados indicam candidatos que acreditam ter o perfil para a vaga disponível. Nesse caso, a empresa pode criar algum tipo de recompensa ao indicador, caso o candidato seja contratado. Isso, além de estimular a participação dos colaboradores na seleção, tende a criar um ambiente com pessoas próximas, com comportamentos e personalidades complementares;
- Ambiente agradável: quando a empresa é considerada boa para se trabalhar, os próprios colaboradores divulgam as vantagens da organização. Isso acaba dando mais visibilidade à empresa e faz com que muitas pessoas tenham vontade de trabalhar nela.
Quer saber mais sobre estratégias de gestão de pessoas? Confira o estudo completo no portal do SIS Sebrae aqui!