Como fidelizar clientes: 3 passos para ir além da atração de vendas
A maioria das empresas reconhecem que para ter sucesso, é preciso aprender a atrair seus clientes. Não deixa de ser verdade, mas, o mercado acompanha a mudança de comportamento dos consumidores e tem nos mostrado que, mais do que atrair, é preciso fidelizar clientes.
O primeiro semestre de 2020 trouxe muitos impactos para a economia. Em tempos assim, é natural que o consumidor repense as suas escolhas, que diminua seu consumo e pense duas vezes antes de gastar o seu dinheiro. Por isso, empreendedor(a) catarinense, a melhor estratégia que você pode ter hoje, vai além da atração de novas vendas – conquiste a fidelidade do cliente.
Promova confiança para fidelizar clientes: amplie suas estratégias
Dentro desse modelo, a atração passa a ser promovida por quem já adquiriu o produto, ou seja, o próprio cliente recomenda o seu negócio para outras pessoas. Além de que, este mesmo consumidor que o recomenda, possivelmente irá adquirir outros produtos – e, deste modo, vocês vão fortalecendo uma relação de confiança e fidelização.
Há muitas situações para isso acontecer, entretanto, em tempos de restrições sociais, a vida se faz ainda mais presente no ambiente virtual – isto é, atenção redobrada para a sua presença digital! O que andam falando sobre a sua empresa na internet?
1º passo para fidelizar clientes: use a internet a seu favor
Já parou para pensar na visibilidade que algumas marcas conquistaram na internet nos últimos anos? Como elas se comportam e que tipo de conteúdo oferecem? Muitas conquistaram uma legião de seguidores, um time de influenciadores e um público cada vez mais fiel à espera de novidades e formas de interagir.
Não é de hoje que a internet vem promovendo mudanças na relação entre mercado e consumidor. Mas o fato de estar “online”, não significa obter sucesso da noite para o dia. É preciso investir em uma boa estratégia de comunicação para fidelizar seus clientes. Trata-se de uma construção diária, mas que pode ser planejada e aplicada a longo prazo.
Use a internet a favor da sua empresa, que tal começar pelas redes sociais? São ótimas aliadas para quem deseja fortalecer a estratégia e presença digital sem muitos custos. Clique aqui e conheça o curso que irá mudar sua forma de fazer Marketing através das Redes Sociais.
2º passo: acompanhe avaliações da sua empresa
Antes de falarmos sobre reviews e conversões, faça a reflexão: quantas vezes você já consultou avaliações de outros consumidores antes de tomar a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço?
De acordo com um estudo de mercado feito pelo Sebrae/SC, 97% dos consumidores afirmam ser influenciados pelas reviews online para a decisão de compra; 92% dos clientes hesitam em fazer compras quando a empresa não tem reviews na internet; e 10 avaliações online são lidas, em média, antes que sintam confiança em uma empresa.
Pois bem, o avanço da era digital permitiu que avaliações de negócios sejam feitas de forma muito mais espontânea e imediata, ganhando proporções e gerando resultados tanto para clientes quanto para empreendedores. No entanto, saiba gerenciar avaliações positivas e negativas.
Esse passo é fundamental! Acesse o conteúdo completo do relatório e aprenda sobre a importância de reviews de clientes nos negócios e de que forma influenciam na experiência de compra; como criar uma estratégia mais positiva; como gerenciar situações negativas e mais: conheça empresas catarinenses para se inspirar na gestão de reputação online.
3ª passo: cliente bem atendido sempre volta e recomenda
Você certamente gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Por isso, o atendimento do seu cliente deve ser feito com a mesma qualidade ou, de preferência, ainda melhor. Há uma série de aspectos que contribuem para a satisfação do cliente e sua fidelização. Mais do que ser gentil, é importante promover ações que geram uma experiência positiva a longo prazo. Lembre-se: a missão é fidelizar clientes.
Pensando em ajudar você, empresário(a) catarinense, o Sebrae/SC disponibiliza um treinamento online e gratuito que propõe uma reflexão crítica sobre o papel de atender bem o cliente, aprimorando, de forma prática e efetiva, cada participante.
Aprenda conceitos e fundamentos básicos da excelência no atendimento; como aprimorar as habilidades de comunicação de seus colaboradores, fator fundamental para a efetividade do atendimento; e, ainda, como estimular o desenvolvimento de atitudes proativas frente às necessidades de clientes.
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Mãos à obra? Além desses cursos e conteúdos que já disponibilizamos para você, em nosso Portal de Atendimento você encontra outros serviços, dicas e materiais para potencializar a sua estratégia de fidelização de clientes. Conte com o apoio do Sebrae/SC! Descubra muitas outras possibilidades para sua empresa.
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