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Vendas
26 nov. 2024

Como fidelizar clientes: dicas para ir além da atração de vendas

A maioria dos empreendedores acredita que para ter sucesso é preciso atrair cada vez mais clientes. Não deixa de ser verdade, mas o mercado acompanha a mudança de comportamento dos consumidores e tem nos mostrado que, mais do que atrair, é preciso fidelizar clientes.

Atrair clientes ajuda a alcançar bons resultados de vendas, mas garantir que eles voltem é o que realmente faz a diferença no longo prazo. A fidelização de clientes não só aumenta o valor de cada venda ao longo do tempo, como também promove uma base sólida para o crescimento de um negócio.

Mas como ir além da atração inicial de vendas? Neste artigo, você verá a importância e as vantagens de fidelizar clientes e algumas estratégias para garantir que o seu público permaneça fiel à sua marca.

A importância de fidelizar clientes

Imagem mostrando uma interação em uma loja, com uma cliente recebendo uma sacola de compras de uma atendente no balcão.

Você sabia que fidelizar um cliente custa menos do que adquirir um novo? De acordo com uma pesquisa da Harvard Business School, um aumento de 5% na taxa de retenção de clientes pode gerar aumentos de lucratividade de 25% a 95%.

Isso acontece porque clientes fiéis tendem a fazer compras recorrentes, gastar mais em cada transação e recomendar a empresa para amigos e familiares, gerando um ciclo positivo de novos negócios e lucros maiores. Assim, além do impacto direto nas vendas, fidelizar clientes fortalece a reputação da empresa no mercado.

Abaixo, destacamos as principais vantagens da fidelização de clientes, que demonstram a sua importância para os negócios.

  • Redução de custos com aquisição: como mencionamos, manter clientes fiéis é consideravelmente mais barato do que atrair novos, uma vez que a necessidade de investir em publicidade e marketing pode ser reduzida.

  • Aumento no valor do Ciclo de Vida do Cliente (CLV): clientes que voltam a comprar da sua empresa tendem a aumentar seu gasto ao longo do tempo, o que eleva o valor médio desse cliente para o negócio.

  • Marketing boca a boca: clientes satisfeitos e leais compartilham suas boas experiências com amigos, familiares e até mesmo em redes sociais, promovendo uma publicidade orgânica extremamente eficaz.

  • Resiliência em momentos de crise: durante crises econômicas ou períodos de incerteza, clientes fiéis são mais propensos a permanecer comprando da sua empresa, proporcionando uma base sólida de receita.

Estratégias para fidelizar clientes

Imagem de uma garçonete servindo café e bolo para uma cliente em um café, com ambas sorrindo durante a interação.

Fidelizar clientes exige estratégias que vão além de simplesmente oferecer bons produtos ou serviços. A seguir, destacamos as mais eficazes para você colocar em prática na sua empresa.

1 - Ofereça um atendimento ao cliente de excelência

O primeiro passo para fidelizar clientes é garantir que eles tenham uma experiência positiva sempre que interagirem com a sua empresa, seja de forma presencial ou online. Um atendimento eficiente, proativo, empático e atencioso cria uma conexão emocional com a marca e aumenta as chances desse consumidor voltar a procurar sua empresa e indicar para seus conhecidos.

Para tornar isso possível, é importante:

  • capacitar sua equipe: colaboradores treinados para serem empáticos, ágeis e bem informados conseguem resolver problemas rapidamente, oferecer soluções adequadas e, muitas vezes, ir além das expectativas do cliente;

  • oferecer atendimento multicanal: um atendimento rápido, eficaz e integrado, ou seja, com o mesmo tom e estilo de comunicação, em diferentes canais (telefone, e-mail, redes sociais, chat) permite que o cliente possa escolher como prefere se comunicar com a sua empresa;

  • buscar a opinião dos clientes: em vez de esperar que o cliente busque ajuda, ofereça um suporte proativo, como mensagens automáticas para acompanhar o uso do produto ou verificar a satisfação após a compra;

  • humanizar seu atendimento: priorizar a empatia e o relacionamento humano em todas as interações faz com o cliente sinta que é mais do que apenas um número para a sua empresa.

2 - Invista na personalização do atendimento

A personalização é fundamental para que os clientes se sintam valorizados e únicos. Com o avanço da tecnologia e o acesso a dados, é possível entender melhor os comportamentos e preferências dos seus consumidores e, com base nisso, oferecer experiências e comunicações mais relevantes.

Veja como fazer isso:

  • analise o histórico de compras e o comportamento do cliente no seu site ou aplicativo para recomendar produtos ou serviços que sejam do interesse dele;

  • envie promoções exclusivas e personalizadas, como descontos em produtos que o cliente comprou anteriormente ou recomendou a outros e benefícios (descontos ou cashback, por exemplo) no dia do aniversário;

  • faça uma segmentação dos clientes com base nas suas preferências, comportamentos de compra e histórico de interações para enviar conteúdos e ofertas adaptadas às necessidades e interesses de cada grupo;

  • garanta que a experiência do cliente seja contínua e personalizada em todos os canais de atendimento.

3 - Crie programas de fidelidade

Criar um programa de recompensas para os clientes que compram regularmente é uma excelente forma de incentivá-los a continuar fiéis a sua marca. Essa estratégia, além de aumentar as chances de fidelização de clientes, tende a gerar valores mais altos de vendas para o seu negócio.

Para implementar esses programas, você pode oferecer:

  • pontos por compra: um sistema clássico em que o cliente acumula pontos a cada compra, que podem ser trocados por descontos, produtos ou serviços;

  • níveis de fidelidade: quanto mais o cliente compra, maiores são os benefícios;

  • benefícios exclusivos: acesso antecipado a novos produtos, descontos especiais, convites para eventos ou brindes exclusivos para membros do programa de fidelidade;

  • parcerias: ampliar os benefícios com parcerias, permitindo que os clientes acumulem pontos ou obtenham vantagens em outras empresas parceiras do seu negócio, aumentando o valor percebido do programa.

4 - Mantenha contato com o cliente após a venda

A estratégia de pós-venda é essencial para a fidelização de clientes. Manter um contato e um relacionamento com o cliente após a venda é uma maneira eficaz de garantir a satisfação desse cliente e o interesse dele na sua marca, além de contribuir para a criação de uma conexão duradoura, incentivando o seu retorno para futuras compras.

Para colocar em prática essa estratégia você pode:

  • enviar pesquisas de satisfação e usar as informações coletadas para melhorar seu atendimento e seus produtos ou serviços;

  • sugerir produtos ou serviços complementares;

  • oferecer desconto exclusivo para futuras compras;

  • oferecer um suporte técnico rápido e eficaz.

    Imagem de uma funcionária de cafeteria sorrindo enquanto segura um celular, com croissants visíveis em uma vitrine ao fundo.

5 - Promova a colaboração entre diferentes áreas da empresa

Embora a equipe de vendas tenha o papel mais importante na atração de clientes, a fidelização é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por diversas áreas da empresa, como:

  • atendimento ao cliente: responsável direto por manter a satisfação dos consumidores, garantindo que eles sejam ouvidos e que suas necessidades atendidas de forma rápida e eficaz;

  • marketing: a comunicação constante e direcionada ajuda a manter a sua marca na memória do cliente, e isso pode ser feito por meio da divulgação de novidades exclusivas, atualizações e valores que tenham relação com os interesses e necessidades de cada cliente;

  • suporte técnico: para empresas de tecnologia ou que oferecem serviços contínuos, o suporte técnico eficiente é uma peça-chave na retenção dos consumidores, resolvendo problemas rapidamente e garantindo a continuidade do uso dos produtos ou serviços da sua empresa;

  • desenvolvimento de produtos/serviços: a inovação e a melhoria contínua de produtos ou serviços com base na opinião dos clientes são essenciais para mantê-los interessados e para atender a novas demandas que surgirem.

Ainda sobre essa estratégia, vale lembrar que investir no treinamento contínuo das equipes para que possam oferecer um serviço de excelência é fundamental. Funcionários bem preparados conseguem solucionar problemas de forma mais ágil, transmitir confiança e fidelizar clientes.

Conte com o Sebrae/SC para melhorar os resultados da sua empresa

Como você viu, fidelizar clientes é essencial para melhorar os resultados do seu negócio, diminuir seus custos com a atração de novos clientes e, claro, aumentar a sua lucratividade. Com estratégias bem estruturadas e a colaboração de diferentes áreas, sua empresa pode garantir uma base de clientes leais, impulsionando o seu crescimento sustentável no mercado.

E, claro, para otimizar ainda mais os resultados do seu negócio, conte sempre com o Sebrae/SC.

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