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Marketing
08 jan. 2019

Como divulgar minha empresa?

Muitos empresários não conseguem conciliar o gerenciamento burocrático da empresa com o planejamento de estratégias a longo prazo. Isso faz com que o marketing fique em segundo plano, e isso pode dificultar a captação de novos clientes. A publicidade de uma marca é a melhor maneira de conseguir reconhecimento e a confiança do público, e é capaz de aumentar a visibilidade da empresa e, consequentemente, o faturamento. Mas você deve estar se perguntando: como divulgar minha empresa da melhor maneira? Fique tranquilo, porque nós falaremos tudo sobre esse assunto a seguir.

A transformação digital mudou exponencialmente o modo como as pessoas consomem, se comportam e se comunicam. Nos dias de hoje, os consumidores são constantemente bombardeados com informações de todos os tipos, fazendo com que captar a atenção do público seja um grande desafio.

Até mesmo as grandes empresas vêm encontrando dificuldade para gerar resultados e se destacar nas campanhas publicitárias. Mas a verdade é que a internet democratizou o acesso à informação e tornou muito mais fácil a divulgação de produtos e serviços. Só é preciso saber como utilizar as ferramentas certas da melhor maneira.

Se por um lado a concorrência acirrou, a vantagem é que a internet trouxe várias alternativas para expor sua marca. Hoje, as empresas não dependem mais de disputar espaço por anúncios nos jornais, mas muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre os métodos mais práticos e eficazes. Afinal, como divulgar minha empresa da maneira correta?

No contexto das micro e pequenas empresas, a concentração de tarefas administrativas e, muitas vezes, falta de recursos financeiros acabam fazendo com que o marketing fique em segundo plano, deixando de lado um setor fundamental para a consolidação das empresas no mercado. Sabe aquela frase clichê: “quem não é visto não é lembrado”. Pois é, ela pode ser antiquada em vários sentidos, mas para as empresas ela é muito importante e atual.

Lembre-se: a  visibilidade de uma organização não só é capaz de atrair novos clientes mas também oportunidades de parceria e investimento, que podem ser pertinentes para o crescimento do seu negócio.

Como divulgar minha empresa de graça

As melhores práticas para divulgar sua empresa dependem de diferentes fatores, desde quanto tempo você ou sua equipe estão dispostos a gastar para pensar em estratégias, até quanto dinheiro em caixa você pode destinar às campanhas. Abaixo, separamos algumas técnicas para divulgar sua empresa, apontando vantagens e desvantagens.

Inbound Marketing

Não é possível falar de marketing nos dias de hoje sem mencionar o método de marketing de atração. o Inbound marketing — como é popularmente conhecido — traz o conceito de aproximar o cliente da sua empresa a partir de suas próprias ações e interesse. Focando nas estratégias de presença digital, o consumidor pode encontrar a marca a partir de uma simples dúvida.  Isso acontece porque a metodologia prevê a criação e divulgação de conteúdo não só sobre os produtos ou serviços que você oferece, mas também sobre curiosidades e assuntos de interesse para a indústria que você atua.

Imagine uma organização que vende um software de gestão de atendimento para imobiliarias. Por meio do inbound marketing, essa empresa pode criar conteúdos sobre o setor imobiliário que são de interesse dos gerentes de imobiliária — que são as pessoas que provavelmente decidirão se esse programa será ou não implementado na sua empresa. Ao postar informações relevantes em seu blog, por exemplo, a primeira empresa faz com que as imobiliárias cheguem até ele por uma simples pesquisa no Google, e dessa forma entrem em contato com a solução que ela dispõe para imobiliarias.

A vantagem de adotar o Inbound Marketing é que sua empresa estará, a longo prazo, com um bom ranqueamento no Google. Ou seja, quando o consumidor procurar por algo relacionado ao seu produto ou serviço, é provável que o conteúdo que você produziu apareça para ele como resposta. Assim, você se posiciona no mercado como especialista sobre o assunto, ganha visibilidade e conquista a credibilidade dos clientes. O lado negativo é que a produção dos conteúdos gera demanda e exige um planejamento estratégico, bem como o conhecimento sobre algumas técnicas específicas, como as regras de SEO. Então você precisará de colaboradores engajados ou terceirizar o serviço de uma agência especializada no assunto.

Redes Sociais

O protagonismo das redes sociais no cotidiano das pessoas está cada vez mais em evidência. A popularização dessas plataformas criou novas dinâmicas de relacionamento, tanto pessoais quanto de empresas para consumidores. O Brasil ocupa lugar de destaque quando o assunto é utilização de redes sociais. Segundo uma pesquisa realizada pela agência We Are Social em 2017, 62% da população utiliza pelo menos uma rede social, representando cerca de 130 milhões de brasileiros conectados às redes.

Além disso, o estudo mostra que somos o segundo país que mais passa tempo em frente às telas. São em média 3 horas e 39 minutos que gastamos nas redes sociais. Ficamos atrás somente dos filipinos, que gastam em média 3h57m. Esses dados mostram um padrão interessante entre a população brasileira, e revela que essas plataformas são uma ótima ferramenta de divulgação para sua empresa.

Mas não basta somente criar uma página nas redes sociais. É fundamental que haja empenho e dedicação para alimentá-las com conteúdo relevante e utilizá-las como canal de atendimento ao público. As redes são dinâmicas e demandam um constante acompanhamento. As empresas devem avaliar quais as melhores redes de acordo as personas e o público-alvo definido no Plano de Negócio.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo. Sua plataforma permite o compartilhamento de diferentes formatos de conteúdos como textos, vídeos e fotografias. Além disso, é possível patrocinar anúncios, colocando as campanhas e publicações em destaque para um público determinado, aumentando o alcance das ações. Mas antes disso você deve preencher sua página com conteúdo relevante para o seu público-alvo. Divulgue fotos bacanas e informações importantes sobre seu produto ou serviço.

Dica: a rede também é uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público.  Por intermédio do chat você pode responder às dúvidas dos clientes ou até mesmo enviar orçamentos prévios do seu serviço.

LinkedIn

Muitos empreendedores têm dúvidas com relação ao uso do LinkedIn para perfis corporativos. A rede tem ganhado bastante destaque no Brasil, e no ano passado alcançou a marca de 29 milhões de usuários. Muitos podem pensar que a rede serve somente como um “currículo online”, mas a verdade é que a plataforma se tornou uma ferramenta completa de compartilhamento de informações corporativas e um canal rico em oportunidades para todos os segmentos.

Para além de divulgar produtos, é possível utilizar o LinkedIn como um veículo institucional para o seu negócio, onde você pode escrever artigos sobre o seu ramo de atuação e mostrar ao público quais os valores que sua companhia tem e qual o seu propósito. Mostrando que você tem uma cultura organizacional bem definida e alinhada, é possível conquistar a confiança do público e até mesmo atrair os profissionais mais qualificados para sua empresa.

E-mail marketing

Essa é uma técnica barata e muito eficiente para divulgar seus produtos, serviços e promoções especiais. O e-mail marketing é um recurso bastante útil e com uma relação de custo-benefício bastante vantajosa por se tratar de uma ferramenta gratuita. Por meio dele é possível manter uma comunicação institucional constante com os seus clientes e prospects, além de ser possível criar campanhas de e-mail personalizadas para cada assunto. É também uma maneira de criar um vínculo com o seu cliente, aproximando o relacionamento dele com a empresa. Você pode utilizar o e-mail marketing para enviar:

  • curadoria de conteúdos (newsletter);
  • ofertas e promoções;
  • informações sobre eventos;
  • atualizações sobre seu negócio;
  • comunicados especiais.

O email é uma das formas de comunicação mais primitivas da internet, mas isso não significa que ela entrou em desuso. Na verdade, aconteceu justamente o contrário. Segundo uma pesquisa divulgada pela Statista, até 2019 o número de usuários de email chegará a 2,9 bilhões.

Desta forma, você tem um leque maior de pessoas para quem poderá compartilhar suas ações de marketing independente da faixa etária. Mesmo os jovens — que tipicamente utilizam mais as redes sociais — precisam ter um email para se cadastrar à elas.

E aí, qual dessas estratégias de divulgação melhor se encaixa para o seu perfil? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

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