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Empreendedorismo
Internacionalização
04 jan. 2023

Como aplicar o pensamento estratégico em pequenas empresas

Você sabia que o sucesso de um negócio muitas vezes está relacionado à atitude empreendedora do gestor da empresa? 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos. O motivo geralmente é a falta de planejamento estratégico do negócio. 

Isso mostra que: indiferente do porte de um negócio, é preciso planejar! Uma empresa sem planejamento não conseguirá sobreviver ao mercado, principalmente ao atual, que a cada dia se mostra muito mais competitivo e inovador. É preciso se atualizar constantemente, conhecer o cliente, a concorrência, estudar as possibilidades de crescimento da empresa, e principalmente, a viabilidade do negócio. Não trabalhar de forma estratégica, aumenta as possibilidades de um empreendedor enfrentar sem estar preparado, eventos que não foram previstos, desafios econômicos por alterações de cenário, entre outras situações em que o negócio pode não prosperar. 

No artigo de hoje, abordaremos como o pensamento estratégico é fundamental para criar estratégias com efetividade para empresas, e como um planejamento estratégico bem elaborado pode ajudar um negócio a passar por crises, definir os objetivos precisos, fazer previsões e ter melhores resultados comerciais.

O que é o pensamento estratégico?

O pensamento estratégico é a arte de criar estratégias com efetividade e o primeiro passo para uma tomada de ação e decisão inteligente. Com ele é possível atingir os objetivos esperados, de forma efetiva, com o melhor desempenho, menor tempo e aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.

Seria um planejamento onde todas as ações e etapas de um projeto, serviço, produto ou empresa, são cuidadosamente definidos e baseados em dados e estudos.

A mentalidade estratégica parte de entender o mercado em que o negócio está inserido, considerando um longo período.

O que é pensar de forma estratégica?

É avaliar diversas variáveis como: sociais, econômicas, ambientais e tecnológicas. Essa análise tem o intuito de compreender as possibilidades de sucesso de um negócio a longo prazo.

Pensamento e planejamento estratégico são a mesma coisa?

São coisas diferentes, mas que juntas tem muito mais eficácia! Vamos definir as diferenças de forma prática:

Pensamento estratégico: faz com que as pessoas mentalizem/imaginem as possibilidades da organização no futuro.

Planejamento estratégico: permite desenhar e implementar o passo a passo da possibilidade escolhida.

O pensamento estratégico permite enxergar o que fazer e é responsável por criar uma cultura de mentalidade estratégica na empresa. E o planejamento, detalha as etapas e estratégias para a realização do pensamento, para que de fato a ideia saia do papel.

Quais os benefícios do pensamento estratégico em pequenos negócios?

O empreendedor que tem pensamento estratégico, está sempre antenado para captar tendências, soluções, oportunidades de crescimento e novidades que possam beneficiar sua empresa.

Tanto a mentalidade quanto a ação estratégica, fazem com que seja possível prever resoluções de problemas que ainda não aconteceram, mas que podem acontecer. Ou seja, um bom estudo estratégico garante melhores chances de sucesso no futuro e com base em dados reais, há facilidade na tomada de decisões e mais certeza do que se está fazendo, do mercado em que se está atuando e do ecossistema em que o negócio está inserido.

Como monitorar o planejamento estratégico?

A ação mais indicada para monitorar o planejamento estratégico, é a de definir indicadores de resultados, ou indicadores de desempenho, para entender se os esforços aplicados em cada uma das metas estão sendo suficientes para alcançar o que está previsto.

Esses indicadores podem ser financeiros, estruturais, de produtividade, de vendas, de estoque, entre outros. Cada um dos indicadores fornece uma análise parcial do negócio, mas juntos, trazem com clareza uma visão ampla da empresa e de cada setor específico.

→ Lembre-se que, o planejamento deve ser flexível e precisa ser analisado constantemente para corrigir erros e apontar os acertos. É preciso avaliar se as decisões tomadas estão sendo realmente assertivas, ou se estão trazendo ainda mais dificuldade para a empresa.

O que é comportamento empreendedor?

O comportamento empreendedor é um conjunto de capacidades que transformam ideias e oportunidades em ação. São competências e habilidades que ajudam um empreendedor a aumentar as probabilidades de sucesso em seus atos.

As habilidades empreendedoras são os comportamentos que cumprem a função de aumentar as chances de realizar algo.

E a atitude empreendedora, é a vontade que o gestor tem em “querer fazer”. É buscar soluções para os problemas, identificar oportunidades, procurar autonomia, manter-se informado e ter um norte de onde se quer chegar.

Confira 8 dicas para desenvolver o comportamento empreendedor!

Como o Sebrae/SC pode ativar sua mentalidade estratégica?

O Sebrae/SC possui um treinamento chamado Empretec, para quem deseja descobrir e ativar o comportamento empreendedor. O Empretec é uma imersão interativa, com mais de 60 horas de duração e conduzida por especialistas do Sebrae, que redefinirá a visão de mundo, a liderança e o senso de oportunidade.

Todo ano, cerca de 10 mil participantes passam pelo Empretec. Saiba mais sobre o treinamento:

  • Está focado no desenvolvimento do comportamento empreendedor, buscando potencializar os resultados e identificar novas oportunidades de negócio;
  • A metodologia é aplicada em 34 países, e no Brasil, é realizada exclusivamente pelo Sebrae;

Clique aqui e reinvente-se!

Agora que você sabe mais sobre pensamento e planejamento estratégico, vamos entrar em um assunto relacionado, que fala sobre conceitos da internacionalização de negócios!

Planejamento Estratégico Internacional

Com um mercado cada vez mais global, tecnológico e competitivo, empresas de diversos portes e segmentos precisam adotar estratégias para garantir a continuidade e a expansão de suas atividades. E, um dos possíveis caminhos é a internacionalização, que precisa ser guiada por um Planejamento Estratégico Internacional.

O que é o fenômeno Born Global?

A maioria das empresas decidem internacionalizar seus negócios depois de já estarem no mercado nacional, ou seja, gradativamente vão amadurecendo a ideia e criando soluções ou estratégias que sejam válidas para serem aplicadas no exterior.

Diferente destes negócios, o Born Global é o modelo de negócio que pensado desde o início para ser desenvolvido no mercado internacional.

É o tipo de negócio que já “nasceu global” e que desde a fundação buscam a expansão de seus negócios para fora das fronteiras.

Vantagens da internacionalização para pequenas empresas

Alguns dos benefícios da internacionalização para pequenos negócios são: menor dependência do mercado nacional, aumento do valor da marca, ganho de novos mercados, criação de uma marca global, aprendizado e capacitação, atualização tecnológica, aceleração no desenvolvimento e crescimento da empresa.

Clique aqui para saber mais!

O Sebrae/SC tem experiência na internacionalização de empresas e é a ponte entre pequenos negócios e o comércio exterior. Ele oferece diversas soluções para ajudar os negócios a se adequarem aos padrões internacionais e aos mercados onde podem gerar mais competitividade.

Com o “Go To Market”, o Sebrae/SC oferece todo suporte necessário para que as empresas se fortaleçam, aumentem a competitividade e a presença global.

Para saber mais sobre o programa, você pode entrar em contato com o Sebrae/SC através do telefone (48) 3221-0894, pelo WhatsApp, ou e-mail: internacionalizacao@sc.sebrae.com.br. Também é possível obter mais informações através da Central de Atendimento!

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