Artigo
22 mar. 2016
Como a responsabilidade social pode fazer a diferença na sua empresa
Um empreendimento pode ser considerado muito mais que uma fonte de renda e empregos. Ele transmite uma ideologia e pode estar ligada a iniciativas e valores intangíveis. Isso faz com que a empresa tenha mais credibilidade no mercado e associe sua marca ao viés da responsabilidade social.
Mas afinal, como a responsabilidade social pode criar diferenciais em sua empresa? Responsabilidade social, por definição, é quando empresas adotam posturas e ações que visam o bem-estar de seu público interno e externo. Essa adoção deve ser feita de forma voluntária.
As iniciativas adotadas podem ter relação com diferentes frentes sociais e ambientais. A ideia da responsabilidade social não é receber contrapartidas fiscais, por exemplo. É pensar no coletivo e em ações perenes, que beneficiem colaboradores e comunidade. A responsabilidade social também pode ser respaldada por certificações (como Selo Amigo da Criança, ISO 14000, entre outras) e fazer com que a empresa se torne ainda mais competitiva. Abaixo, mais benefícios de adotar uma postura socialmente responsável em sua empresa.
- Sua empresa pode contribuir para a mudança social, sendo um dos agentes.
- Uma empresa responsável consegue agregar mais valor aos seus produtos e serviços.
- Assumir uma postura ética diante às desigualdades sociais e impactos ambientais pode conquistar ainda mais clientes, além de fidelizar os já existentes.
- Promover o engajamento dos colaboradores também pode ser um aspecto positivo da responsabilidade social.
Engana-se quem acredita que iniciativas responsáveis são viáveis apenas para grandes corporações. As micro e pequenas empresas podem adotar estas práticas e transformá-las em diferenciais competitivos. Caso necessite de orientações e capacitações relacionadas, conte com o apoio do Sebrae/SC.
Com informações de: Responsabilidade Social e Web Artigos