Case: reposicionamento de marca ajuda empresa de marketing olfativo a aumentar vendas
Qual mensagem, sentimento ou valor você deseja transmitir por meio da sua marca? Esses são alguns dos questionamentos iniciais que devem ser realizados para gerar um bom posicionamento para sua empresa.
Posicionar uma marca no mercado, é se diferenciar dos concorrentes e estar no topo de um segmento específico de mercado. Isso envolve destacar o que a empresa oferece de forma única, tanto através do conteúdo disponibilizado ao cliente quanto por meio da abordagem adotada durante o processo de venda.
Mas, para alcançar um posicionamento eficaz, é crucial compreender as necessidades e desejos do público-alvo e as oportunidades do mercado. Após definido o propósito que a marca deseja alcançar, a criação de um conteúdo envolvente e informativo, alinhado à proposta de valor, é essencial para transmitir uma mensagem clara e atrair a atenção do consumidor.
O posicionamento de marca traz vantagens no momento da decisão de compra, por consolidá-la na mente do público. Para tanto, é necessário saber administrar a marca e adotar estratégias de posicionamento, já que ele não se limita apenas a campanhas de marketing, mas sim, pode ocorrer durante todo o ciclo de vida do cliente, incluindo é claro, o momento da venda.
A consistência na entrega da mensagem da marca, é o que contribui para a construção de uma identidade sólida. Ao posicionar a marca de maneira estratégica e consistente, a empresa não apenas se diferencia no mercado, mas também constrói relacionamentos duradouros com os clientes, contribuindo para o sucesso a longo prazo.
E foi, justamente por conta de se reposicionar corretamente no mercado, que uma empresa que antes vendia somente produtos e não mostrava muito do valor do que era oferecido, passou a oferecer serviços com muito mais propósito e propriedade, obtendo resultados significativos nas vendas logo após decidir se reposicionar.
Isso aconteceu com a LeBrise Marketing Olfativo e foi possível através de uma consultoria oferecida pelo Sebrae/SC, que ajudou a empresa a dar uma “virada de chave”, conseguir novos clientes, se diferenciar no mercado e atingir um nicho em potencial pouco explorado.
A CEO da empresa, Gisele Daiane Bez, contou um pouco mais sobre a experiência obtida após a consultoria, que você confere a partir de agora! Boa leitura!
Como a consultoria do Sebrae/SC ajudou empresa de marketing olfativo a aumentar vendas
O marketing olfativo é uma estratégia de marketing que utiliza o sentido do olfato para criar uma conexão emocional com os consumidores e influenciar seu comportamento. Foi assim que nasceu a LeBrise, uma empresa de Blumenau, criada em 2019, que oferecia além do serviço de consultoria, produtos aromatizadores para empresas e pessoas físicas. No entanto, com a chegada da pandemia, um pouco do propósito da marca teve de ser deixado de lado, e a empresa passou a ter mais foco na venda de produtos, como difusores, água para tecidos, home spray, entre outros. “Na verdade, a consultoria do Sebrae/SC foi um divisor de águas na história da empresa, porque quando ela foi fundada em 2019, o foco principal era o marketing olfativo. Mas, como logo veio a pandemia, a gente teve que mudar a nossa trajetória, focando muito nos produtos para casa, porque muitas empresas fecharam e outras não estavam trabalhando. Então, focamos muito na parte dos produtos, e deixamos totalmente de lado a parte do marketing olfativo, que foi nossa ideia inicial de negócio”, contou Gisele.
A partir da orientação do consultor do Sebrae/SC, foi possível identificar que a empresa realmente tinha um grande potencial em mãos, um oceano azul, repleto de oportunidades e pouco explorado pelo mercado. No entanto, por ter perdido um pouco do foco no propósito inicial da marca, o negócio estava apenas seguindo um nicho já existente, como se estivesse nadando no oceano vermelho, em um mercado já conhecido, com diversas empresas da mesma área de atuação e com as mesmas soluções. “A gente realmente era só mais uma empresa que vendia produtos, como aromatizantes para ambientes. Mas, após a consultoria, nós nos reposicionamos. Nosso consultor do Sebrae/SC teve essa visão que nós deveríamos e poderíamos nos posicionar de outra forma, para poder vender para outro público. Então, a partir deste momento, começamos a utilizar as redes sociais de forma diferente para realmente vender a ideia inicial da LeBrise, que era o marketing olfativo. Como o nosso consultor falou, a gente tinha uma mina de ouro, porém, não estava percebendo esse valor e era somente mais uma gota no oceano”.
A CEO contou que depois da consultoria, foi realizado um rebranding da marca e o nome que antes era LeBrise Aromas, passou a ser chamado de LeBrise Marketing Olfativo. “Hoje já estamos com uma nova logo, nos posicionamos de uma forma diferente no Instagram. É claro que a gente ainda continua vendendo os outros produtos porque ainda precisamos desse nicho de mercado, mas, o nosso foco realmente são empresas”.
A LeBrise presta consultoria para as empresas, onde a partir da realização de um briefing, desenvolve um projeto com aromas exclusivos, que podem ser utilizados tanto para aromatizar ambientes físicos, quanto para presentear os clientes, ou em lojas online, borrifando o aroma da marca nas caixas utilizadas para envio. “Nós desenvolvemos assinaturas olfativas e hoje a gente também trabalha com máquinas de aromatização que abrangem grandes ambientes, onde um difusor de varetas, por exemplo, não daria conta. Temos máquinas, que são importadas, para ambientes de até 800 m². Sempre pensando na aromaterapia, o que ele quer transmitir para o cliente, o que ele quer que o cliente dele sinta. E a gente faz toda parte de personalização dos produtos também, com a logo do nosso cliente, aí ele consegue usar para brindes corporativos, ou deixar mesmo exposto no ambiente de trabalho dele. Então além da parte visual e olfativa, oferecemos algo completo ao cliente, junto desse projeto de aromatização eficiente que seria através das máquinas, quando ele tem o ambiente físico que necessita”.
Entre as principais estratégias utilizadas para o reposicionamento, está a produção de conteúdo, com uma mudança na forma como os conteúdos eram produzidos, falando mais sobre a prestação do serviço, benefícios e sobre o propósito da marca, do que sobre a venda de produtos.
Já nos primeiros dias após essa decisão, a empresa conseguiu realizar novas vendas, impulsionar a marca e ter mais motivação para continuar com a produção de conteúdo.
Além desse tipo de consultoria, o Sebrae/SC oferece outras consultorias especializadas em diferentes áreas, com profissionais capacitados e experientes, prontos para atender às necessidades das empresas. As consultorias do Sebraetec têm custeio de até 70% do custo de implantação, para que micro e pequenos empreendedores ampliem os resultados com um menor custo. Saiba mais sobre as consultorias do Sebraetec clicando aqui. Aproveite e fale agora com um dos especialistas!
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