Case: como o Sebrae/SC auxiliou uma empresa de Rio do Sul a obter crescimento em vendas
Quando um negócio possui uma estrutura comercial bem definida e eficiente, ela passa a ter diversos benefícios que impactam diretamente em melhores resultados. Os processos são melhorados, as vendas podem aumentar significativamente, a equipe pode oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado ao cliente, fica mais fácil identificar novos clientes em potencial e prospectá-los, além de uma redução de custos desnecessários, melhoria do desempenho da equipe, previsibilidade de faturamento, facilidade na tomada de decisões, diminuição de erros, maior aproveitamento de recursos, melhor posicionamento da marca e uma análise real do desempenho da equipe.
Recentemente publicamos um artigo que mostra como ter processos bem definidos e estruturados, pode trazer benefícios para as micro e pequenas empresas. Clique aqui e confira! Hoje, vamos apresentar um case de uma empresa de Rio do Sul (SC), que teve os resultados potencializados e até migrou para o Lucro Real, através dos serviços de consultoria oferecidos pelo Sebrae/SC. Confira!
Como aconteceu o processo de restruturação comercial
Na metade de 2021, a OGM Distribuidora solicitou um serviço de consultoria em gestão comercial, para conseguir melhores resultados na área de vendas. A empresa que tem sede em Rio do Sul (SC), atua na área de distribuição de produtos para higienização e desinfecção de ambientes e a produção têxtil de roupas hospitalares.
O negócio não apresentava mais projeção de crescimento comercial e não sabia quais atitudes tomar para mudar a direção. “Nós contratamos a assessoria do Sebrae/SC, no momento em que estávamos estagnados em relação às vendas da empresa. Tínhamos passado por um período muito difícil, estávamos nos estabilizando, mas não víamos muita prospecção, muitas perspectivas. E entendemos que precisaríamos de uma orientação”, explicou a sócia da empresa, Mirian Unbehaun Silva.
A partir da identificação dessa dificuldade, a diretoria da empresa decidiu procurar auxílio de profissionais especializados. “Então procuramos o Sebrae/SC, e inclusive fomos muito bem atendidos em todos os momentos. Eles nos indicaram um consultor que deu super certo com a equipe e com a gente também da diretoria, entrou em consonância. Ele veio com uma dose de humildade, nos conheceu em profundidade, entendeu qual era a nossa linha de trabalho. E realmente, tudo que foi implantado através do consultor, deu muito certo”, completou.
Antes da consultoria as vendas da empresa estavam estagnadas, sem uma visão de crescimento. A partir do apoio do Sebrae/SC, a OGM saiu daquela situação, para um patamar de evolução e crescimento em vendas. Os resultados foram tão positivos, que hoje, a empresa que era enquadrada ao Simples Nacional, migrou para o Lucro Real. “Nós só temos a recomendar a quem tem uma empresa do nosso perfil, uma pequena empresa, que inclusive hoje nós mudamos e somos do Lucro Real, não somos mais uma empresa do Simples Nacional. É essencial o apoio que o Sebrae dá para as pequenas e médias empresas e quanto ao custo-benefício, também foi bem interessante e eu considero até barato pelos benefícios que trouxe e as condições oferecidas”, finalizou Mirian.
Como aconteceram os serviços de consultoria
Através da consultoria fornecida pelo Sebrae/SC, foi reestruturado o setor comercial da OGM, implantado CRM (Customer Relationship Management/gerenciamento de relacionamento com o cliente), oferecido auxílio na definição de metas e na criação de indicadores-chave (KPIs), além de ser implantado o monitoramento da carteira de clientes. A consultoria também ajudou a serem criadas estratégias efetivas e mais econômicas, para prospecção de novos clientes.
No entanto, com o decorrer do trabalho, foi necessário também utilizar uma ferramenta de inteligência de negócios (Business Intelligence – BI), integrado ao ERP (Enterprise Resource Planning / sistema de gestão integrado) da empresa, para facilitar informações sobre a performance/desempenho do time comercial, a carteira de cliente e o potencial de compra, identificar problemas nos processos de vendas, descobrir se havia instabilidade nas linhas de produtos e de fato acompanhar os KPIs.
Através de dashboards interativos, os gestores passaram a ter acesso fácil, rápido e interativo a todos os dados e informações necessárias para traçar estratégias e acompanhar em tempo real o que acontecia na empresa.
Hoje, é possível monitorar a quantidade de vendas, o ticket médio, a taxa de positivação, o desempenho dos vendedores por período, vendas por clientes comparando seu potencial de compra, identificação e monitoramento de clientes-chave, vendas por produtos com cruzamento de informações por cliente e vendedor, desempenho por grupo de produtos, comparar o faturamento atual com os de períodos anteriores, entre várias outras possibilidades.
Este case mostra como é importante ter o olhar de algum especialista na área de atuação de micro e pequenas empresas, para identificar se a empresa está seguindo o caminho certo, ou, para direcionar as ações que devem ser tomadas para o crescimento e para driblar um desafio.
O Sebrae/SC oferece consultorias especializadas em diferentes áreas, com profissionais capacitados e experientes, prontos para atender às necessidades das empresas. Com o Sebraetec, há custeio de até 70% do custo de implantação da consultoria, para que micro e pequenos empreendedores ampliem os resultados com um menor custo. Saiba mais sobre as consultorias do Sebraetec clicando aqui. Aproveite e fale agora com um dos especialistas!
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