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Calçados femininos
Sistema de Inteligência Setorial
10 jul. 2017
Calçados ecológicos: oportunidade de mercado
Calçados ecológicos são aqueles que incorporam no seu processo de fabricação algumas estratégias para minimizar o prejuízo causado ao meio ambiente, como o uso de fibras e tingimentos naturais. Com o crescimento deste mercado e diante de um consumidor cada vez mais consciente, que tal conhecer melhor o nicho, seu consumidor e receber algumas dicas?
Os calçados ecológicos costumam ser:
- Feitos de fibras orgânicas, como o algodão.
- Tingidos organicamente com vegetais.
- Feitos de fibras que precisam de pouca água para crescer, como linho e bambu.
- É responsável por suas escolhas, tem presença ativa e transformadora na sociedade.
- Contribui de maneira voluntária, cotidiana e solidária para a sustentabilidade no planeta.
- Desperta o comportamento consciente em outras pessoas, a partir de seus gestos.
- Leva em consideração os impactos sociais e ambientais gerados pela produção, pelo uso e pelo descarte dos produtos que consome.
- Toma decisões de consumo com base no equilíbrio entre custo, benefício pessoal e sustentabilidade.
- Valoriza e dá preferência a empresas que se empenham no desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, e que mantêm uma conduta ética.
- Defina seu público-alvo de acordo com a faixa etária e a classe social. Estude opções de calçados que possam atender melhor o perfil desses consumidores.
- Escolha seus fornecedores com cautela. Certifique-se do volume de insumos necessários para a sua produção, para a qualidade do material e de que a procedência é realmente ecológica.
- Estenda os valores de sustentabilidade ao planejamento de suas instalações. Sempre que puder, aproveite a luz e a ventilação naturais, a fim de evitar desperdícios de energia.
- Estenda os valores de sustentabilidade ao nível social. Trate sua equipe com respeito, pagando salários justos, oferecendo condições de segurança e jornadas de trabalho adequadas.
- Utilize os conceitos de ecodesign e Produção Mais Limpa (P+L) nos processos produtivos da sua empresa. O Sebrae sugere o uso da metodologia Cinco Menos que São Mais, desenvolvida com esse propósito.