Branding e identidade visual: conceitos e benefícios
Toda empresa aspira ser reconhecida, lembrada e admirada, mas, nem todas sabem como alcançar esse posicionamento. E nesse contexto que entram o branding e a identidade visual. O branding é um conjunto estratégico de elementos que moldam a percepção de uma marca, estabelecendo uma conexão emocional com o público-alvo. Já a identidade visual são os elementos e aspectos que fazem com que os clientes lembrem de determinada marca.
Neste artigo, exploraremos mais detalhadamente sobre o assunto e como podem contribuir para o sucesso de um negócio.
O que é comunicação visual?
A comunicação visual ajuda a compor a identidade de uma empresa e a construir o poder e o valor da marca. A combinação de elementos visuais como cores, tipografia, grafias, ilustrações, formas e contrastes, alinhada ao posicionamento, propósito e valores da marca, é o que define a comunicação visual. Por englobar todos os elementos visuais, ela pode ser aplicada através de peças gráficas impressas como folders, catálogos, cartões de visita, vitrines e outdoors, como também na criação da marca e no ambiente digital, em sites, blogs, redes sociais, vídeos, entre outros.
Identidade visual e comunicação visual são a mesma coisa?
Não, no entanto, uma faz parte da outra, a identidade visual é o recurso mais básico e essencial da comunicação visual. Ela refere-se à personalidade visual da marca, que é expressa por meio de elementos visuais como: logotipos, cores, tipografia, ícones e outros elementos gráficos.
A identidade visual é a “cara” da marca e ajuda as pessoas a se lembrarem do negócio na hora da compra de um produto ou serviço. A partir do momento que se cria uma forte identidade visual, a marca passa a transmitir confiança e autoridade, levando as pessoas a memorizarem as cores, símbolos e logomarca, e que quando sejam avistados, remetam automaticamente à empresa.
Seria uma forma de criar um reconhecimento pelos clientes, trazer mais credibilidade e confiança para o negócio, melhorar o entendimento e retenção da informação e afetar emocionalmente as pessoas.
A identidade ajuda a compor a comunicação visual, que por sua vez, influencia o comportamento dos clientes e as emoções, divulga informações importantes da empresa e a ajuda a se conectar com o público.
→ A comunicação visual é essencial para as pequenas empresas, para transmitir mensagens mais claras para os clientes, criar conexão com eles e consolidar a imagem corporativa junto ao público-alvo. Saiba mais acessando nosso artigo do blog que fala mais sobre o assunto!
E o que é branding?
Branding é o processo estratégico de criação e gestão de uma marca. O objetivo é o de construir uma identidade forte e positiva para uma empresa, produto, serviço, ou pessoa, tornando a marca mais desejada e positiva na mente do público. O Branding envolve ações relacionadas ao propósito, identidade e posicionamento, abrangendo todos os aspectos, desde a proposta de valor, até a forma como ela se comunica, se posiciona e interage com seu público-alvo.
Os conceitos de identidade visual, marca e branding podem gerar certa confusão entre si. Confira mais algumas informações sobre eles:
• A identidade visual faz parte do processo de branding;
• O branding inclui sentimentos, valores e outros conceitos;
• Sem o branding bem definido, não é possível criar uma identidade, pois é ele quem define a essência;
• Uma marca não é apenas o nome da empresa e o que vende, mas tudo que a empresa representa para seus clientes e para a sociedade;
• A construção de marca é um processo que pode levar anos;
• O branding é um processo de criação e gestão dessa marca e da identidade que ela busca transmitir.
• Quando trabalhados em conjunto (identidade visual, branding e marca) e de forma estratégica, o posicionamento da empresa no mercado ocorre de forma mais rápida e eficaz.
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Qual a importância de criar uma marca forte e consistente?
Uma marca forte e bem construída através do branding e da comunicação visual, pode trazer uma série de benefícios para uma empresa, especialmente em termos competitivos e de relacionamento com o público.
Confira as principais vantagens:
• Diferenciar o negócio no mercado;
• Impulsionar a autoridade;
• Humanizar a marca;
• Criar lealdade com os clientes;
• Criar emoções positivas;
• Gerar aumento do reconhecimento;
• Conquista da confiança dos consumidores;
• Criação de valor percebido;
• Fidelização dos clientes;
• Diferenciação no mercado.
Como criar branding e uma identidade visual que reflita os valores e empresa?
Para a construção da marca e criar a identificação visual de uma empresa, o Sebrae/SC oferece através do Sebraetec, consultorias em design e em tecnologia para micro e pequenos negócios e custeia até 70% do custo de implantação da consultoria.
As soluções são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente, e podem envolver serviços como: transformação digital, criação da marca (logomarca, cores e elementos), folhetos, design editorial, infográficos, ilustrações, portfólio/folder institucional, catálogos, padrão gráfico para redes sociais, design para itens de papelaria (papel timbrado, cartão, envelope, pasta de propostas), adesivo para frota, uniformes, entre outros.
Um consultor especializado do Sebrae entra em contato com o empreendedor, faz a avaliação completa das necessidades relacionadas à comunicação visual e o branding, identifica e oferece as soluções que podem ser adotadas.
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