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Transformação Digital
Empreendedorismo
20 jul. 2022

Aprenda a vender online

A internet e a ascensão digital proporcionaram inúmeras possibilidades para entrar no mundo do empreendedorismo e iniciar negócios com pouco investimento, de forma totalmente online.

O que muitos não sabem é que vender online traz muitos benefícios, mas requer atenção e dedicação para entender tudo que é necessário e que está por trás de uma loja online. É preciso atentar-se a quais investimentos serão necessários, quem serão os fornecedores, os clientes, como será o planejamento, entre outros fatores.

Aprender a vender pela internet se tornou uma necessidade para negócios que buscam expansão, seja para os já existentes, ou para os que ainda estão sendo lançados no mercado.

Mas, sua está preparada para aproveitar a oportunidade de vender online? Confira 7 dicas que te ajudarão nesse processo:

1. Defina o que vender pela internet

Antes de saber como vender pela internet, você precisa definir o que deseja vender. Esse é o primeiro passo para você conseguir definir todas as estratégias, incluindo o planejamento e identificação do seu público-alvo.

2. Entenda quem é seu público-alvo

Assim que definido o produto, o segundo passo para vender online é identificar o perfil do cliente. A partir do momento que você conhecer seu cliente, se comunicará adequadamente e promoverá esforços para atendê-lo com excelência. É para o seu público-alvo que você montará as estratégias de vendas.

3. Estude a concorrência

Conhecer o mercado de atuação é essencial para o sucesso da sua empresa. Fazer uma análise de mercado estudando consumidor, concorrente e fornecedor, permitirá que você alcance suas metas nas vendas online.

Procure por bons fornecedores, avalie os preços praticados pela concorrência e os custos técnicos e de envio de mercadorias e estude sobre canais de divulgação.

Para saber mais sobre essa etapa, acesse o curso online “Conheça o Mercado”.

4. Saiba precificar seus produtos

A precificação de produtos é uma ação estratégica para assegurar que sua empresa permaneça no mercado. Isso porque ela envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. Precificar deve ser parte do plano de lançamento de um produto no mercado.

Se você tem dúvidas em como realizar esse processo, clique aqui e acesse um artigo sobre o assunto.

5. Determine seus canais de vendas e invista na presença digital

Em quais canais você pretende vender online? Há a possibilidade de criar e-commerce, vender através de Marketplaces, ou de perfis empresariais nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

É importante estar ciente que, independente da escolha, se você deseja vender online precisa investir em estratégias de marketing, em marketing de conteúdo, tráfego pago e inclusive, até pensar na contratação de influenciadores digitais para divulgar os produtos e serviços.

6. Ofereça diferentes métodos de pagamentos

Atualmente é menos complicado oferecer diferentes tipos de pagamento, por conta das oportunidades gratuitas que surgiram com os pagamentos digitais. O pagamento via PIX e WhatsApp Pay, por exemplo, permitem mais facilidade, comodidade e agilidade nas transferências. Tente oferecer também os métodos tradicionais, como cartões de crédito, boletos bancários e débito.

Em pouco tempo os pagamentos por criptomoedas também se tornarão bastante comuns, então vale a pena a preparação para essa tendência.

7. Invista na qualidade da divulgação dos seus produtos

Na internet o que vende o produto é a imagem. É necessário fotos de qualidade para transmitir detalhes importantes sobre o item a ser comercializado. Procure aprender sobre técnicas de fotografias para valorizar as mercadorias e chamar a atenção do público. Se quiser saber como tirar fotos de produtos para vender mais, clique aqui!

Essas são só algumas dicas que podem te ajudar a vender online. Indicamos que você acesse a uma trilha sobre o assunto, preparada pelo Sebrae/SC, e faça uma imersão nos mais atualizados conceitos sobre o tema a fim de conhecer: como preparar a empresa para vender online, ferramentas para impulsionar as vendas, estratégias para e-commerce, como operacionalizar a loja online e técnicas de relacionamento com o cliente e ações de pós-venda. Acesse agora!

Aproveite e acompanhe as novidades e soluções no Portal para ajudar a gerenciar seu negócio em 2022 e aprender tudo que precisar saber sobre vendas.

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