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Internacionalização
30 jun. 2023

Como a análise de dados pode apoiar a expansão internacional da minha empresa

Utilizar a análise de dados no plano de internacionalização se torna cada dia mais importante para o sucesso da sua expansão internacional, mas você sabe por que? Há muitas formas de expandir os negócios de uma empresa e a melhor delas, naturalmente, é aquela que mais se adequa ao momento em que a companhia se encontra.

Pois bem, uma dessas formas é a expansão internacional, que nada mais é do que levar sua empresa e seus produtos para outros países. Contudo, é necessário muito planejamento e estudo para que a internacionalização seja feita da melhor forma possível.

Possuir conhecimento do mercado para onde deseja expandir seus negócios é um dos pontos que não deve ficar de fora do seu planejamento. E é aí que uma boa análise de dados para um plano de internacionalização robusto pode fazer toda a diferença.

Quais os benefícios da expansão internacional?

A busca por novos clientes e mercados é algo constante no dia a dia das empresas. Nesse sentido, saiba que é possível expandir os negócios não somente dentro do Brasil, mas para vários outros países. Da mesma forma que a nível nacional, a expansão internacional de uma empresa deve ser pensada e planejada cuidadosamente.

Entretanto, por ser um mundo novo para muitos empreendedores, é normal surgir a dúvida se vale ou não a pena investir na internacionalização. Como em qualquer outro processo, existem entraves (e dificuldades), assim como benefícios. O que deve ser considerado é se para a sua empresa os benefícios superam os entraves para seguir em frente.

Para isso, elencamos alguns benefícios da internacionalização de empresas. São eles:

  • Aumento da base de clientes;
  • Redução de custos por produção em escala;
  • Fortalecimento da marca e competitividade da empresa;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Redução de risco por conta da diversificação de fonte de receita;
  • Acesso de recursos mais baratos;
  • Aumento de conhecimento e elevação da capacidade técnica dos funcionários e da empresa.

Qual a importância da análise de dados para alcançar novos mercados?

A fim de conseguir atingir os benefícios buscados é necessário analisar os dados do plano de internacionalização. Dessa forma, é possível verificar se o mercado que você está planejando acessar é o mais adequado para seu produto ou serviço.

Para isso, é importante se certificar que os dados utilizados para as análises sejam de fontes confiáveis.

A análise de dados permite confirmar se o seu produto tem a demanda esperada em outros países. Além, é claro, dos seus períodos de alta e baixa de consumo. Através dessas informações é possível planejar a estratégia correta para a internacionalização e assim reduzir riscos e minimizar as chances de perdas financeiras.

Ferramentas gratuitas de análise de dados

No Brasil há algumas fontes gratuitas que oferecem ferramentas de análise de dados para seu plano de internacionalização. Alguns deles disponibilizam materiais para estudo e cursos para os empreendedores que estão buscando esse novo caminho.

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é a agência do governo brasileiro que promove os produtos e serviços brasileiros. Outro objetivo da agência é obter investimentos estrangeiros para os setores brasileiros.

Além disso, o governo brasileiro disponibiliza de forma gratuita o auxílio dos agentes do Departamento de Promoção Comercial e Investimento (SECOM), que ficam nos consulados brasileiros espalhados pelo mundo e podem ser contatados para solicitar dados e informações.

Existe ainda o site Invest & Export Brasil, que disponibiliza cartilhas, manuais e outras informações e instruções para os empresários que estão na busca da internacionalização.

Mas não é só o governo que disponibiliza ferramentas para as empresas. Há várias empresas privadas especializadas nesse tipo de serviço que o empreendedor pode utilizar, a exemplo do serviço gratuito do Sebrae chamado de Data Sebrae. Nele é possível encontrar informações de mercado, gráficos, cursos, entre outros itens para a análise de dados do plano de internacionalização da sua empresa.

Como planejar a expansão internacional do meu negócio?

Saber planejar a expansão do seu negócio é a chave do sucesso para sua empresa. Para isso é preciso conhecer todos os aspectos a serem verificados no momento de montar o seu planejamento.

Cada empresa tem seus objetivos e metas e há formas diferentes de atingi-las. Traçar os objetivos que a companhia tem no momento de montar o planejamento de expansão é importante pois é através disso que se pode analisar o que é ou não possível atingir.

Além disso, cada negócio tem características distintas a serem analisadas e estudadas no momento da internacionalização. No entanto, há três coisas que valem para todos os tipos de negócios, quais sejam: reconhecer os seus pontos fortes e fracos, estudar o mercado internacional e pesquisar todos os detalhes sobre a nova operação.

Reconheça seus pontos fortes e fracos

O primeiro ponto a ser observado no momento de montar seu planejamento estratégico é saber quais são os seus pontos fortes e fracos. Afinal, isso é comum a todo negócio e é importante conhecê-los para poder agir sobre eles.

Assim, uma das formas de fazer essa análise é valendo-se da ferramenta matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Ela visa identificar quais são os pontos fortes e fracos do negócio (ambiente interno), além das oportunidades e ameaças (ambiente externo).

A montagem da matriz SWOT é feita conforme indica a imagem abaixo e, para auxiliar no preenchimento, é necessário pensar nas respostas para algumas perguntas.

Sebrae

Com a matriz SWOT preenchida é possível analisar o que o seu negócio tem de melhor para oferecer e o que deve melhorar.

Por fim, também é possível identificar as oportunidades do mercado e quais são as ameaças do negócio. O resultado dessas análises deve servir como base para o planejamento estratégico da sua empresa.

Estude o mercado internacional

Além da matriz SWOT é importante estudar o mercado internacional. Para isso, a análise de dados é essencial para o sucesso da expansão internacional.

É através da análise de dados no plano de internacionalização que é possível identificar qual a forma ideal de iniciar a expansão internacional. Afinal, esse estudo indicará qual é o mercado mais indicado para o seu produto ou serviço.

Para exemplificar vamos utilizar o biquíni como produto a ser exportado. Para se ter sucesso no processo de expansão, primeiro faremos um teste inicial. Pela análise de dados do mercado internacional pode-se verificar qual é o melhor país para se fazer esse teste.

Podemos começar analisando a cultura do país, pois nosso produto não será bem aceito onde há uma cultura religiosa rigorosa. Outro ponto nesse exemplo é verificar se há praia e qual é o clima do país para o qual se pretende exportar. São aspectos que parecem básicos, mas para os quais muitas empresas não se atentam e podem ter consequências sérias por conta disso.

Pesquise sobre os detalhes da futura operação internacional

Para se ter sucesso na internacionalização os pontos burocráticos são tão importantes quanto os demais já mencionados. Estudar todo o processo da futura operação internacional pode ser a chave do sucesso da internacionalização da sua empresa.

São muitos os aspectos que devem ser levados em consideração em uma operação internacional. Primeiramente, deve-se partir garantindo que sua empresa está cadastrada no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) da Receita Federal do Brasil (RFB). Sem esse cadastro não é possível fazer nenhuma operação de importação ou exportação.

Além disso, deve ser verificado qual é o tratamento administrativo do produto, a legislação vigente do Brasil para exportação do seu produto, bem como a legislação do país para o qual irá exportá-lo. Outros pontos a serem verificados são analisar qual é a melhor forma de transporte, onde e como é a melhor forma de fazer o fechamento de câmbio.

Mas o mais importante é estudar todo o processo e buscar empresas capacitadas que possam auxiliar você a fazer a expansão internacional do seu negócio da melhor forma.

Faça o seu plano de internacionalização com a equipe Sebrae Go To Market

Não pense duas vezes e venha fazer seu plano de internacionalização com a equipe do Sebrae Go To Market. Nosso programa é especializado em fortalecer a internacionalização das empresas brasileiras.

Além de nossa equipe capacitada para ajudar você em todos os momentos, temos conteúdos preparados especialmente para você se capacitar e tirar do papel a sua expansão internacional. Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco.

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