6 dicas para desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho
Inovar é um diferencial que deve ser incorporado na política das microempresas para garantir a sobrevivência no mercado. E é impossível falar em inovação sem falar de criatividade. Fazer algo diferente, buscar o novo ou reinventar produtos e serviços é fundamental se sua empresa quer crescer. A grande dificuldade está em aplicar toda essa teoria.
Confira abaixo 6 dicas para desenvolver a criatividade no ambiente de trabalho e, assim, garantir a inovação contínua e o despertar de ideias que podem revolucionar o seu negócio.Ambiente Criativo
Crie um ambiente de trabalho descontraído para facilitar a comunicação entre os colaboradores e, assim, incentivar a criatividade. A pessoas precisam discutir ideias para criar coisas novas, faça que isso seja produtivo e não reprimido. Um espaço muito burocrático pode inibir as pessoas.
Informação
Informação é indispensável, você sabe disso. Então, descubra tudo que está acontecendo no mercado sobre a sua área de atuação. Monitore as mudanças de comportamento do consumidor e as tendências que estão movimentando a economia. Uma mudança simples pode ser a oportunidade que você estava esperando para lançar um produto ou serviço novo. Fique de olho!
Comunicação
Você sabe o que seu público quer? Desenvolva uma linha de comunicação entre a empresa e o cliente para saber o que o seu público está procurando. Assim, você pode criar ou reinventar produtos e serviços de acordo com essa necessidade. E avalie o que você está oferecendo aos clientes. Às vezes é preciso descartar alguns produtos para destacar outros que têm maior valor agregado para o consumidor.
Referências
Inspiração não cai do céu, ela vem através de referências. Incentive seus colaboradores a pesquisar sobre as novidades no mercado. Com boas referências em mãos podem surgir ideias incríveis.