5 dicas para vender mais até o Dia dos Namorados
Considerado a terceira mais importante data para promoção de vendas, atrás somente do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados oferece grandes oportunidades para o empreendedor lucrar mais. Para isso, é necessário que a sua empresa esteja preparada para suprir a demanda e se destacar da concorrência para vender mais no dia dos namorados.
Ainda dá tempo! Crie ações simples e fáceis de implementar para conquistar mais clientes. Confira as dicas abaixo para criar ações efetivas no Dia dos Namorados.
1 – Atente para os produtos e estoque
Selecione quais serão os produtos ou serviços que você vai colocar em promoção no dia 12 de Junho e não esqueça de verificar bem o estoque desses itens. Não há nada mais frustrante do que ficar sem mercadoria justamente na época em que há alta demanda. Para o consumidor, isso significa mais tempo para procurar o presente ideal. Para o lojista, a falta de produtos em estoque representa perda de oportunidades e queda no faturamento.
Os produtos devem ser selecionados estrategicamente, de acordo com o seu público alvo. É fundamental entender as necessidades e desejos dos clientes para superar suas expectativas e criar uma boa experiência e vender mais no dia dos namorados. Para isso, você deve conhecer as condições do mercado e antecipar o comportamento do consumidor. Esse fator pode ser decisivo para o sucesso da campanha, evitando prejuízos.
2 – Elabore estratégias de marketing
Talvez até mais importante do que a data comemorativa em si, os preparativos e campanhas que antecedem o Dia dos Namorados são fundamentais para destacar sua marca. Para ter eficácia nas vendas dos seus produtos ou oferecimento dos seus serviços, é preciso criar com antecedência estratégias de vendas e marketing para conseguir anunciar e efetivar as ações. O marketing tradicional pode ser bastante útil nessa hora, tendo em vista que os as metas serão de curto prazo.
Lembre-se: com exceção das pessoas que deixam para fazer as compras de última hora, muitos clientes costumam pesquisar produtos e preços bem antes do dia 12. Antecipe e programe suas ações publicitárias para atrair os consumidores.
Pense em estratégias de vendas que conversem com seu cliente e defina claramente como você vai anunciar seus produtos ou serviços. Entre os principais canais de propaganda estão:
- e-mail marketing para clientes;
- publicação nas redes sociais;
- exposição na vitrine;
- revistas e jornais;
- fachada do estabelecimento.
3 – Pense na política de trocas e devoluções
Lembre-se de que nessa data as pessoas vão comprar presentes para dar para outra pessoa. Portanto, a possibilidade de haver trocas ou devoluções é grande. Você precisa estar preparado para que a partir do dia 13 de Junho apareçam clientes com o produto em mãos, desejando trocar por outro. Defina com antecedência como será o posicionamento da empresa com relação à política de trocas para deixar o cliente ciente das condições e evitar danos à reputação da marca.
4 – Aproveite para vender produtos com alto estoque
Como já citamos aqui na publicação sobre a Black Friday, é possível selecionar alguns itens que têm pouca saída ou procura para fazer ofertas mais atrativas e para vender mais no dia dos namorados. Além de liberar o estoque e otimizar o espaço físico, você ainda pode capitalizar recursos para fazer novos investimentos. Escolha os tipos de promoções mais adequadas para a data. Há promoções que atendem perfeitamente o Dia dos Namorados e outras que talvez sejam menos indicadas ou até inadequadas.
Exemplo: oferecer brindes ou fazer uma amostragem do produto pode ser uma ótima ideia, porém, oferecer cupons ou promoções “pague 2 leve 3” não são adequadas para a data que representa mais um clima de mais exclusividade.
5 – Usar a criatividade é a chave
Nesta hora, a imaginação será sua maior aliada e primordial para se destacar de outras marcas. E a vantagem é que ela é ilimitada, e pode ser usada em todos os segmentos, desde o atendimento até a decoração do estabelecimento.
Dica: decore sua loja de forma simples e adequada. Uma ou duas ampliações de fotos de antigos filmes que já sejam de domínio público, bem colocadas na vitrine, parede interna e perto do caixa podem dar um clima romântico ao espaço. Use flores distribuídas, sem exageros e de modo estratégico pelo espaço.No atendimento, tente sair do padrão e das vendas frias. Treinar os atendentes com técnicas de persuasão pode ser uma boa alternativa para atrair clientes e fidelizá-los.
Essas são algumas dicas que separamos para que você consiga aproveitar o Dia dos Namorados para aumentar seu faturamento. Continue acompanhando nosso blog para receber outras informações sobre empreendedorismo.