5 dicas para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente
Você já se perguntou se o investimento de tempo na produção de conteúdo realmente vale a pena? Será que sua empresa está adotando as práticas corretas? O marketing de conteúdo é uma estratégia antiga, porém muitas vezes incompreendida em sua essência. Diferente de outras técnicas, nesta, o conteúdo precisa ser produzido com foco no interesse do cliente, e não na venda direta dos produtos ou serviços.
É um trabalho que requer constância, qualidade e que leva tempo para oferecer resultados.
Elaboramos este artigo com o objetivo de apresentar a você como aproveitar esse potencial e empregar estratégias inteligentes de marketing de conteúdo. Confira!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na produção de conteúdo relevante, com objetivo de atrair, engajar e criar valor para o público-alvo. Dessa forma, ajuda a posicionar a marca e contribui na geração de negócios.
Os conteúdos são criados para educar, entreter e inspirar o cliente ideal, e podem ser produzidos em diferentes formatos, como: artigos de blog, vídeos, infográficos, ebooks, podcasts e posts em mídias sociais.
Diferente de outras técnicas, esta exige um pouco mais de tempo para alcançar o objetivo proposto. O resultado não virá da noite por dia e as ações nem sempre trarão um retorno proporcional em receitas. As vendas naturalmente podem acontecer, mas, diferente de outras estratégias mais diretas, como anúncios pagos, o marketing de conteúdo visa estabelecer relacionamentos duradouros com os consumidores, construir confiança e autoridade, impulsionando o crescimento dos negócios a longo prazo.
Principais benefícios do marketing de conteúdo:
- Aumento e melhora na visibilidade da marca;
- Faz a marca ter autoridade em determinados assuntos;
- Reduz o Custo de Aquisição de Clientes;
- Impulsiona a geração de leads;
- Aumenta o tráfego do site e oferece maior tempo de permanência do cliente no site;
- Geração de vendas;
- Educa o mercado;
- Aumenta o engajamento com a marca.
Funil de vendas e marketing de conteúdo
Você sabia que também é possível usar o marketing de conteúdo para tornar o processo de vendas mais eficiente? O funil de vendas representa a trajetória do lead (potencial cliente), desde o contato inicial com a empresa, até o fechamento da venda. Com o funil, os setores de marketing e vendas trabalham juntos e geram muito mais eficiência na atração de clientes.
As etapas do funil são divididas em topo, meio e fundo e representam o nível de interesse e maturidade do consumidor em relação à solução oferecida pela empresa. O marketing de conteúdo desempenha um papel crucial em cada uma dessas etapas. Confira:
• O topo do funil é a etapa do aprendizado e descoberta e o objetivo é de atrair a atenção do público-alvo e gerar conscientização sobre a marca ou produtos/serviços. Aqui, o marketing de conteúdo colabora com a criação de conteúdo relevante, para educar o público e despertar o interesse.
Tipos de conteúdo: blog posts, webinars, vídeos.
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• O meio do funil é a etapa do reconhecimento da necessidade e o foco aqui está em nutrir os leads para considerarem a compra. O objetivo do conteúdo é de mostrar como seu negócio pode ajudá-las. Precisa ser desenvolvido um conteúdo mais vendedor, sem perder o foco na geração de valor.
Tipos de conteúdo: blog posts, ebooks, infográficos, entre outros.
• O fundo do funil é a etapa da decisão, o estágio final do processo de venda. Nesta etapa, os materiais devem convencê-lo que a sua solução é a melhor possível para o caso dele.
Tipos de conteúdo: cases de clientes, depoimentos, oferecer ferramentas gratuitas, reviews de produtos, entre outros.
Agora que você sabe mais sobre o assunto, é hora de conhecer algumas estratégias:
5 dicas para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz
1. Definição do cliente ideal
Construir o perfil do cliente é o primeiro passo para traçar estratégias de conteúdo eficientes. Analisar o perfil do cliente é essencial para definir o rumo das ações e de que forma a empresa irá se comunicar com ele, atrair sua atenção e oferecer o melhor conteúdo. Esse desenvolvimento ocorre a partir de dados de pesquisa de perfil e de entrevistas com clientes reais.
Como conhecer o cliente sendo um pequeno negócio?
Você não precisa de grandes tecnologias para conseguir conhecer clientes. Isso é possível através de formulários criados no próprio Google Forms, através de enquetes criadas no Instagram, no site, WhatsApp, telefone, e é claro, pelo próprio atendimento físico. É através de dados que você conseguirá conhecer o cliente, e não é preciso muito para iniciar. Caso a empresa consiga investir em indicadores de desempenho e em inteligência de negócios (Business Intelligence), será muito mais fácil de coletar, organizar e analisar esses dados.
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2. Definição de objetivos
Além de conhecer as dores dos clientes, o conteúdo precisa sempre estar alinhado às áreas estratégicas da empresa, levando em consideração os objetivos de todos os setores, especialmente o de marketing e de vendas. Dessa forma, o conteúdo terá uma direção certa a seguir e poderá trazer resultados assertivos.
Dentre os objetivos, podem estar: aumentar o reconhecimento ou o valor da marca, gerar leads qualificados, educar o público-alvo, ou promover as soluções oferecidas.
3. Definição dos canais que serão utilizados
É muito importante a definição do canal em que será utilizado o conteúdo, para que se possa direcionar a estratégia mais adequada. Leve em consideração as preferências do seu cliente, para conseguir ser assertivo na entrega.
Confira os principais canais de aquisição:
Blog: oferece uma gama de possibilidades, como: aumentar a visibilidade e a credibilidade da marca, atrair tráfego orgânico através de mecanismos de pesquisa, estabelecer autoridade no setor, educar e engajar o público-alvo e promover interações e compartilhamentos.
Redes Sociais: apresentam o melhor custo-benefício em relação às ações de comunicação e trazem benefícios como: reconhecimento da marca, engajamento dos prospects, geração de tráfego para o blog, oportunidades para vendas, entre outros.
Vídeos: tanto nas redes sociais, quanto no YouTube ou em sites, investir em vídeos na estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar a autoridade da marca e o engajamento com potenciais clientes.
Materiais ricos: ebooks, infográficos, cartilhas, templates e white papers, oferecem um conteúdo mais informativo e maior que os posts de blog. Além de ser uma ótima oportunidade de elencar sua empresa como autoridade em determinado assunto, há a possibilidade de conseguir os dados dos clientes para um futuro contato. Uma das dicas é criar uma landing page onde o cliente precisa fornecer nome, dados de contato e da empresa, para conseguir fazer o download gratuito.
E-mail Marketing: é um dos canais com maior ROI (retorno sobre o investimento) em uma estratégia de marketing de conteúdo. Criar um conteúdo de forma recorrente e com assuntos relevantes e muito bem escritos, é uma forma de ampliar a lista de leads qualificados.
4. Documentar as estratégias de marketing de conteúdo
Isso é fundamental para ter um plano claro e estruturado, definindo os objetivos, as metas, o público-alvo, as palavras-chave e as táticas a serem utilizadas. Isso proporciona uma visão geral para a equipe envolvida, além de um alinhamento que os direcione para que todos trabalhem com foco nos mesmos objetivos. A documentação também, auxilia na mensuração e monitoramento de resultados.
5. Monte um calendário de publicação
Crie um calendário de produção para saber o que, o quanto e com que frequência produzir. Por exemplo, se o foco é blog, o ideal é que seja produzido pelo menos um artigo por semana, a fim de auxiliar na otimização orgânica. Já o e-mail marketing, precisa ter uma frequência assertiva, para não pecar com excesso e encher a caixa de entrada do cliente, nem deixar que ele esqueça sua marca por falhar a produção contínua.
Lembre-se de: definir palavras-chaves importantes e investir em SEO - Search Engine Optimization; direcionar o planejamento editorial de forma estratégica para atingir os clientes; oferecer sempre um conteúdo de qualidade, considerando o estilode cada canal e as preferências do cliente, e, analise os resultados de todas as ações.
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