Na empresa, o sucesso das vendas depende da exposição estratégica dos produtos, de uma vitrine atraente e sinalização adequada. O ponto de venda deve seduzir o cliente. Atualmente, as alternativas para despertar o consumo são tantas que é preciso inovar e cuidar dos ambientes para atrair e fidelizar o consumidor.
Não existe uma receita pronta para acertar no planejamento e execução do ponto de venda, mas alguns erros podem ser evitados, de forma a otimizar ainda mais o sucesso de seu negócio. Confira os 10 mais comuns:
Se seu ponto de venda fosse uma pessoa, a vitrine e a fachada seria o rosto. É a primeira parte da loja com a qual seu cliente tem contato, por isso, é preciso cuidar para passar uma ótima primeira impressão – boa o suficiente para fazê-lo entrar. A fachada deve combinar com o interior, suas cores e iluminação devem estar de acordo com a comunicação visual da loja como um todo. As vitrines precisam traduzir ao máximo o que o cliente irá encontrar na loja.
2. Iluminação deficiente
A iluminação pode ser utilizada para destacar certos produtos, deixar o ambiente mais alegre ou aconchegante, e ainda ser um recurso para imprimir uma identidade ao local.
3. Temperatura
Quando o cliente entra em um estabelecimento, ele espera ter a experiência mais agradável possível. A temperatura do ambiente deve ser controlada para que as pessoas não sofram com frio ou calor. Fique atento ao tamanho do local e o número de pessoas que circulam por ele.
4. Cores desajustadas
Os balcões e prateleiras devem seguir um padrão de formato e cores, deixando o ambiente uniforme e organizado. Um colorido impensado pode deixar o local pesado e prejudicar a exposição dos produtos.
5. Atendimento
Trate seus clientes como você gostaria de ser tratado. Ofereça treinamento de qualidade para seus funcionários e garanta que o atendimento faça sua parte na hora de conquistar o consumidor.
6. Layout inadequado
Um bom layout do empreendimento garante a melhor utilização do espaço disponível, um fluxo mais racional, menor tempo de produção e atendimento, e melhores condições de trabalho.
7. Informações erradas
Questionamentos iguais devem ter a mesma resposta. Informar um cliente e em seguida mudar o posicionamento frente a outro pode dar a impressão que você não conhece a empresa e seu funcionamento. Sejam preços, normas ou procedimentos, tudo deve estar alinhado para que cause uma boa impressão e facilite o trabalho.
8. Renovação do ambiente
Não é preciso estar sempre em obras, uma boa opção é renovar o visual da vitrine, ou pequenos itens de decoração. A mudança pode ainda ser temática – de acordo com alguma data especial.
9. Estoque
Muitas vezes ter uma pequena gama de produtos, com estoque suficiente para atender a demanda, é melhor do que uma infinidade de opções que logo se acabam.
A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso. Até uma empresa pequena deve estabelecer um processo de recrutamento e seleção focado em encontrar a pessoa mais capacitada para a vaga, conforme o perfil necessário.
Cursos de capacitação também garantem mais conhecimento e renovação do trabalho.