10 dicas para alavancar as vendas nas festas de fim de ano
Estamos chegando à época mais promissora de vendas do comércio: as festas de fim de ano, que especialmente em 2022, será potencializada com a Copa do Mundo. O Natal é considerado a maior data comercial do varejo, mas é preciso que empreendedores aproveitem esta oportunidade a favor dos seus negócios.
As festas natalinas fazem parte de períodos tradicionais em que presentes são trocados, e além das celebrações com as famílias, muitas pessoas realizam encerramentos, confraternizações, amigos-secretos e acabam adquirindo muitos produtos, tanto para presentes e lembrancinhas, quanto para a própria realização dos eventos.
A data é favorável às vendas também, pelo poder de compra das pessoas, que recebem décimo terceiro, férias, comissões especiais ou que se programam durante todo o ano para efetuarem as compras do Natal. A data influencia a venda nos mais diversos setores, desde lojas de roupas, até supermercados, turismo e rede de hotelaria.
10 dicas para aumentar as vendas neste Natal
1. Planeje ações comerciais que atraiam o cliente até a sua loja
Trabalhe com estratégias de impulsionamento de vendas, como: produtos que as pessoas mais compram nesta época para presentear, promoções bem direcionadas, ponto do produto na loja e merchandising.
Ofereça também vantagens e facilidades ao cliente, como frete grátis, cartão fidelidade, descontos e facilidades nas formas de pagamento, que são iniciativas atrativas para estimular o consumo nesta época do ano.
→ Lembre-se que para oferecer vantagens aos clientes, como descontos, é fundamental ter a precificação adequada dos produtos. Assim, o lucro é garantido e evita-se prejuízos. Saiba mais baixando nosso ebook sobre o assunto!
2. Capacite sua equipe para as vendas de fim de ano
Explique e repasse todas as informações das ações comerciais das festas de fim de ano para a equipe. Instrua seus colaboradores a observarem todos os detalhes durante as vendas, incentive a estratégia cross selling (venda cruzada) para agregar valor à compra, tanto para o cliente, quando para quem vende e certifique-se de que os vendedores conheçam bem os produtos.
3. Engaje seus vendedores
Tão importante quanto capacitar, é engajar seus colaboradores para que eles estejam alinhados com os objetivos de vendas da sua empresa. A equipe precisa estar treinada, engajada, alinhada e motivada para que esse período renda bons resultados.
Aumentar o comissionamento nesta época, pode trazer mais entusiasmo nas vendas. Oferecer prêmios aos vendedores que mais efetuaram vendas, ou que atingiram a meta, também pode ajudar a engajar. Vendedores engajados vendem mais e atendem melhor!
4. Invista na decoração natalina em vitrines e dentro do negócio
Seja loja física ou online, é muito importante que o cliente bata o olho e saiba que seu negócio está preparado para o Natal. A decoração natalina estimula os clientes à compra de presentes.
Em sites, e-commerces e redes sociais, a dica é de investir em layouts chamativos. Em lojas físicas, é essencial ter algo já na vitrine, como árvore de Natal, bonecos de Papai Noel, laços, caixas de presente, entre outros.
Quanto mais chamativa sua vitrine estiver, mais chances terá também de atrair pessoas, principalmente com crianças, para fazer fotografias. Essa é uma ótima oportunidade de agregar vendas.
É bastante indicado também iluminar a fachada/vitrine da loja, para trazer destaque ao seu estabelecimento. O investimento não é tão alto e a decoração pode ser realizada por você, através da instalação de pisca-piscas ou lâmpadas especiais.
5. Solucione os problemas dos clientes
Durante esta época do ano, os clientes vão em busca de soluções, já que procuram presentes para pessoas que muitas vezes, nem possuem tanta afinidade (amigo-secreto, por exemplo). Nestes casos, é preciso que o vendedor saiba ouvir, entender qual é a real necessidade do consumidor e o convencer a comprar, evitando é claro, que se force a compra do produto.
Geralmente as pessoas possuem uma lista de presentes. Ofereça boas opções para todas as necessidades.
6. Ambiente organizado também ajuda no fechamento de vendas
Os dias que antecedem o Natal trazem muito movimento para o comércio e é necessário ter uma equipe engajada a manter a organização do seu comércio. Vale deixar uma ou mais pessoas responsáveis somente pela organização, liberando assim o restante da equipe exclusivamente para o atendimento aos consumidores e evitando problemas de perda de vendas por conta de o produto não estar no local certo.
O ideal é que antes de dezembro, a loja já seja planejada de uma maneira que facilite a visão dos produtos ao cliente e que seja prático no momento de guardar as mercadorias.
Também é necessário pensar no espaço para circulação das pessoas dentro do seu negócio.
7. Aproveite oportunidades de vendas com clientes atrasados
Por falta de tempo ou de programação, muitos consumidores acabam deixando para comprar os presentes nos últimos dias, ou, na última hora. É muito importante que sua empresa possua um estoque bom de mercadoria, para garantir a venda aos clientes atrasados. Os vendedores também precisam auxiliar esses consumidores a encontrarem o que precisam.
8. Ofereça um ótimo atendimento e soluções rápidas
Tenha uma equipe capacitada e apta para atender às necessidades dos clientes. Ofereça uma ótima experiência de compra, para que ele volte a comprar no seu comércio. Uma das dicas para encantar o cliente, é de oferecer soluções rápidas e prontas, já que muita gente sempre tem dúvida do que comprar para presentear.
O vale-presente, por exemplo, também pode ser uma boa opção para aumentar as vendas no fim de ano.
A implementação de uma ótima experiência ao cliente deve passar pelo atendimento personalizado e de alta qualidade. Nesse sentido, é importante criar ofertas personalizadas para quem já tem um relacionamento com a sua marca, ou enviar um brinde, como um presente natalino. Isso incentiva os clientes a continuarem a comprar da sua empresa.
9. Dedique-se ao ambiente digital
Estar presente digitalmente também é fundamental para obter sucesso com as vendas de Natal. Estratégias de Marketing Digital podem ser aliadas na busca do resultado almejado.
Nas redes sociais, crie engajamento no Facebook e Instagram, com postagens atrativas, com bom conteúdo e com imagens chamativas. Utilize muito também o recurso de stories. Envie mensagens por e-mail, WhatsApp ou Telegram, avisando sobre promoções ou condições diferenciadas.
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10. Efetue vendas para o Ano Novo
As vendas não terminam no Natal! Muitas pessoas deixam para comprar os trajes, calçados ou itens para as festas de Ano Novo, após o dia 26 de dezembro.
Na última semana do ano, ainda existem muitas oportunidades de vendas, já que muitas pessoas estão de férias e é possível atraí-las através de promoções e há possibilidade de tentar vendas agregadas durante as trocas de presentes.
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